Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / LIVROS

Conheça Robert Stroud, o homem-pássaro da prisão de Alcatraz

Inspirando filmes e se tornando um respeitado ornitologista, conheça o detento da prisão de Alcatraz que é lembrado até os dias de hoje

Paulo Marinho (@_senhormarinho) Publicado em 13/02/2024, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Inspirando filmes e se tornando um respeitado ornitologista, conheça o detento de Alcatraz que é lembrado até os dias de hoje - Reprodução/Amazon
Inspirando filmes e se tornando um respeitado ornitologista, conheça o detento de Alcatraz que é lembrado até os dias de hoje - Reprodução/Amazon

Nascido em Seattle, Robert Franklin Stroud (1890-1963) teve uma juventude conturbada e problemática. O relacionamento com seu pai, que sempre fora contra o nascimento do filho, também foi marcado por abusos, agressões e rejeição. Aos 18 anos, Stroud saiu de casa e foi para o Alasca, onde conheceu Kitty O’ Brien, prostituta por quem se apaixonou incondicionalmente. 

Sua vida no crime começou ainda em seu relacionamento com O’ Brien, que foi agredida por seu ex-namorado, Charlie F. Dahmer, após passar uma noite com o rapaz. Stroud baleou Dahmer na cabeça e o matou. Depois disso, se entregou à polícia. 

Em contato com ambientes agressivos desde sua juventude, Robert Stroud ficou conhecido como um detento problemático durante seu tempo na Penitenciária Federal da Ilha de McNeil, em Washington. Foi lá que Stroud esfaqueou violentamente outro detento, que denunciou Stroud de levar comida para sua cela. Sua transferência para a Penitenciária Leavenworth aconteceu após cumprir seis meses de confinamento solitário, sua punição após o esfaqueamento. 

Ainda em meio à problemas, foi em Leavenworth, Kansas, que Stroud matou mais uma vítima a facadas, dessa vez um guarda, que teria assediado Robert. Sua acusação contra o agente penitenciário foi confirmada por outros prisioneiros que possuem livros sobre suas experiências em Leavenworth. 

Diferente dos típicos serial killers, Robert Stroud não tinha grande número de vítimas em sua ficha, o que o levou ao confinamento solitário e o salvou da pena de morte. Durante seus momentos a sós, o único contato que tinha era com pássaros. E foi aí que sua história como o “birdman de Alcatraz” começou.  

Créditos: Reprodução / Acervo
Placa em cela que Stroud ficou preso, em Alcatraz - Créditos: Reprodução

O HOMEM-PÁSSARO

Convencendo o diretor da prisão em que estava a manter o trabalho de cuidar dos pássaros, Robert viu sua paixão pelas aves, em especial canários, crescer. Muito focado e interessado nos estudos, Stroud se permitiu a aprender mais sobre os animais que tanto ajudava e amava.

Seu pequeno hospital de pássaros se tornou algo lucrativo, fazendo com que uma segunda cela ao lado fosse expandida e o permitindo cuidar dos pássaros doentes de outras pessoas. Ele criou seus próprios tratamentos para aves e começou a criá-las. 

Robert Stroud é, ainda hoje, considerado um dos criminosos mais memoráveis e notórios dos Estados Unidos. Entretanto, seus estudos em aves se tornaram referência no mundo da ornitologia, o que fez de Stroud respeitado na área.

Ao ser transferido para Alcatraz, não pôde continuar seu trabalho e seus estudos com pássaros. Entretanto, conseguiu publicar seu segundo livro "Stroud 's Digest on the Diseases of Birds” ainda prisioneiro de uma das mais famosas penitenciárias do mundo. 

Foi em 1963, após 17 anos preso em Alcatraz, que Robert Franklin Stroud faleceu enquanto dormia. Um ano anterior à sua morte, inspirou o lançamento de um filme chamado “Birdman of Alcatraz”, porém, nunca conseguiu assistir à obra, pois a legislação e as regras da prisão não permitiam. 


+Saiba mais sobre Alcatraz e suas curiosidades adquirindo livros sobre o assunto por meio da Amazon:

Alcatraz: A History of the Penitentiary Years, de Michael Esslinger (2016) - https://amzn.to/3p58W9I

Alcatraz: The Surprising History of America’s Most Notorious Prison, de Patrick Auerbach (2016) - https://amzn.to/3v7JrbO 

Inside Alcatraz: My Time on the Rock, de Jim Quillen (2016) - https://amzn.to/3h46rA1

Escape from Alcatraz: The Mystery of the Three Men Who Escaped from the Rock, de Eric Braun (2017) - https://amzn.to/3p3wMma

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W