Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Mulher

Do feminismo aos padrões da beleza: 8 obras que estudam a figura feminina na sociedade

Selecionamos obras literárias que abordam questões do universo da mulher

Redação Publicado em 27/09/2023, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capas das obras disponíveis na Amazon - Crédito: Reprodução / Zahar / Rosa dos Tempos / Boitempo
Capas das obras disponíveis na Amazon - Crédito: Reprodução / Zahar / Rosa dos Tempos / Boitempo

Se você deseja se aprofundar nos estudos sobre a mulher na sociedade, não perca estas indicações literárias! Preparamos uma seleção repleta de obras que você não pode deixar de conhecer, e que abordam diversas temáticas sobre a figura feminina. 

Confira abaixo: 

1. O mito da beleza, de Naomi Wolf (2018) - https://amzn.to/3m9ZeRT

Um clássico que revolucionou nossa compreensão sobre a interligação entre a beleza e a identidade feminina. "O Mito da Beleza" figura entre as obras mais significativas do movimento feminista contemporâneo, expondo de maneira impactante como as representações de beleza são exploradas de maneira implacável contra as mulheres. Agora, mais do que nunca, é o momento de liberar-se da culpa, da vergonha e do receio, e erguer a voz com destemor.

Divulgação/Rosa dos Tempos
Crédito: Reprodução / Rosa dos Tempos


2. Por um feminismo afro-latino-americano, de Lélia Gonzalez (2020) - https://amzn.to/3dZJBYE

Sob a organização de Flavia Rios e Márcia Lima, a coletânea "Por um feminismo afro-latino-americano" compila uma visão abrangente da obra dessa pensadora que é tão versátil quanto comprometida com a causa. Os textos abarcam um período fervoroso que se estende por quase duas décadas, de 1979 a 1994, período que se alinha com os movimentos democráticos do Brasil e de diversas nações da América Latina e do Caribe.

Divulgação/Zahar
Crédito: Reprodução / Zahar

3. O feminismo é para todo mundo, de Bell hooks (2018) - https://amzn.to/3m74bLg

Reconhecida como uma das principais pensadoras dos Estados Unidos pela revista Atlantic Monthly e incluída entre as 100 Pessoas Visionárias que Podem Transformar sua Vida, segundo a revista Utne Reader, a renomada feminista negra bell hooks nos oferece, por meio deste guia de fácil compreensão, uma explanação sobre a essência do feminismo e seu compromisso na luta contra o sexismo, a exploração baseada no gênero e todas as formas de opressão.

Divulgação/Rosa dos Tempos
Crédito: Reprodução / Rosa dos Tempos

4. Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpos e Acumulação Primitiva, de Silvia Federici (2019) - https://amzn.to/3rwJRZS

O livro aborda a violência extremamente cruel dirigida às mulheres durante a transição da sociedade feudal para o capitalismo na Europa. Argumenta que a chamada "caça às bruxas" estava diretamente ligada à criação de um novo sistema econômico, que se baseava na escravidão, na colonização e na exploração, bem como na dominação dos corpos e conhecimentos femininos. O título da obra faz alusão a duas personagens de Shakespeare, Calibã e sua mãe, Sycorax, uma figura associada à feitiçaria, para simbolizar a dimensão sexista e racista que o sistema capitalista impõe sobre aqueles que resistem à sua ordem.

Divulgação/Editora Elefante
Crédito: Reprodução / Editora Elefante

5. Mulheres, raça e classe, de Angela Davis (2016) - https://amzn.to/3DTcAbr

No livro "As mulheres negras na construção de uma nova utopia", a autora enfatiza a necessidade de examinar como as diferentes formas de opressão se interligam e se entrelaçam. Esta obra é essencial para compreender as complexidades das opressões.

Divulgação/Boitempo
Crédito: Reprodução / Boitempo

6. A Criação do Patriarcado: História da Opressão das Mulheres pelos Homens, de Gerda Lerner (2019) - https://amzn.to/3oWD4UV

A obra mergulha profundamente em cerca de 2.600 anos de história da humanidade e nas diversas culturas do Antigo Oriente Próximo, oferecendo um estudo altamente original que revela as origens da opressão das mulheres perpetrada pelos homens. A autora, Gerda Lerner, baseia-se em uma ampla gama de fontes históricas, literárias, arqueológicas e artísticas para reconstruir a trajetória do desenvolvimento das principais ideias, símbolos e metáforas que desempenharam um papel fundamental na incorporação das relações de gênero patriarcais em nossa civilização.

Divulgação/Cultrix
Crédito: Reprodução / Cultrix

7. Sobreviventes e guerreiras, de Mary del Priore (2020) - https://amzn.to/3oX2wK0

Este livro se torna fundamental para compreender as razões pelas quais ainda é crucial debater e, mais importante ainda, lutar pela igualdade de direitos para as mulheres, mesmo nos dias de hoje. Sua singularidade reside no fato de concentrar-se nessas vozes, proporcionando uma narrativa abrangente da história das mulheres brasileiras desde 1500 até o ano 2000.

Divulgação/Planeta
Crédito: Reprodução / Planeta


8. Mulheres e deusas: Como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual, de Renato Noguera (2018) - https://amzn.to/3yszLrK

Na obra, o filósofo Renato Noguera empreende uma exploração das narrativas míticas presentes nas culturas grega, iorubá, judaico-cristã e guarani, adotando uma perspectiva masculina, mas ao mesmo tempo, estabelecendo um diálogo com pontos de vista femininos. Por meio de uma linguagem acessível, Noguera convida à reflexão sobre as complexas emoções e tensões que permeiam os espaços reservados às mulheres na sociedade, mostrando que esses espaços nem sempre são confortáveis ou se encaixam na tradicional imagem "cor-de-rosa".

Divulgação/HarperCollins
Crédito: Reprodução / HarperCollins

+ Saiba mais sobre as obras que estão disponíveis no site da Amazon:

O mito da beleza, de Naomi Wolf (2018) - https://amzn.to/3m9ZeRT

Por um feminismo afro-latino-americano, de Lélia Gonzalez (2020) - https://amzn.to/3dZJBYE

O feminismo é para todo mundo, de Bell hooks (2018) - https://amzn.to/3m74bLg

Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpos e Acumulação Primitiva, de Silvia Federici (2019) - https://amzn.to/3yp7ljc

Mulheres, raça e classe, de Angela Davis (2016) - https://amzn.to/3DTcAbr

A Criação do Patriarcado: História da Opressão das Mulheres pelos Homens, de Gerda Lerner (2019) - https://amzn.to/3oWD4UV

Sobreviventes e guerreiras, de Mary del Priore (2020) - https://amzn.to/3oX2wK0

Mulheres e deusas: Como as divindades e os mitos femininos formaram a mulher atual, de Renato Noguera (2018) - https://amzn.to/3yszLrK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W