Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Literatura

De Cecília Meireles a Clarice Lispector: 5 escritoras que impactaram a literatura nacional

Saiba mais sobre a emocionante trajetória de importantes nomes femininos que se consagraram na História brasileira

Victória Gearini Publicado em 04/03/2021, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cecília Meireles e Clarice Lispector, respectivamente - Creative Commons
Cecília Meireles e Clarice Lispector, respectivamente - Creative Commons

Ao longo dos séculos, muitas escritoras mulheres tiveram suas obras perseguidas, censuradas e até mesmo esquecidas pela sociedade. Contudo, mesmo diante de estruturas patriarcais e misóginas, elas encontraram meios para se expressarem por meio da escrita, como o uso de pseudônimos.

Atualmente, muitas delas são amplamente reconhecidas pelos seus ilustres trabalhos que impactaram a história da literatura. Portanto, no âmbito nacional este processo não foi diferente.

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 escritoras que impactaram a história do Brasil.

Confira abaixo.

1. Cora Coralina

Cora Coralina / Crédito: Wikimedia Commons

Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mais conhecida pelo pseudônimo Cora Coralina, é considerada uma das maiores poetisas e contistas da Literatura brasileira. Embora escrevesse desde a infância, teve seu primeiro livro publicado apenas em 1965, aos 76 anos de idade. Simples e humilde, a autora produziu uma das obras poéticas mais ricas do século 20, retratando o cotidiano do interior de Goiás, principalmente os becos e ruas históricas da cidade. 


2. Cecília Meireles 

Cecília Meireles / Crédito: Wikimedia Commons

Jornalista, pintora, poeta, escritora e professora, Cecília Meireles foi um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, conhecida pelo vanguardismo nacionalista. Com temas neossimbolistas sobre o tempo efêmero e a vida contemplativa, a autora combatia a discriminação de gênero. Na área da educação, a professora promoveu reformas educacionais e participou de projetos de bibliotecas infantis.


3. Maria Firmina Dos Reis

Maria Firmina dos Reis, escritora nacional / Crédito: Wikimedia Commons

Considerada a primeira romancista brasileira, Maria Firmina Dos Reis foi uma importante escritora negra. Além da escrita, era engajada na produção musical e produzia reportagens para a imprensa local, com conteúdos de viés político. Politizada, foi responsável por escrever um Hino à Abolição, em prol do movimento pela abolição da escravatura.


4. Cassandra Rios

Cassandra Rios / Crédito: Vânia Toledo 

Sob o pseudônimo de Odette Pérez Ríos, Cassandra Rios foi duramente perseguida durante a ditadura militar brasileira, sendo considerada pela oposição como “a escritora maldita”. Tal apelido se dá pelo fato de ser a autora mais censurada da História do país, contabilizando mais de 36 obras barradas. Assumidamente lésbica, a autora escrevia, principalmente, sobre feminismo, homossexualidade feminina e erotismo, sendo um das primeiras escritoras brasileiras a abordar estes temas no território nacional


5. Clarice Lispector

Clarice Lispector, em agosto de 1969 / Crédito: Divulgação / Acervo IMS

Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira. Nascida em uma família judia, perdeu todas as suas rendas em decorrência da Guerra Civil Russa, encontrando refúgio no Brasil, em 1922. Considerada uma das escritoras brasileiras mais influentes do século 20, suas obras apresentam, principalmente, cenas cotidianas, tramas psicológicas e momentos de epifania. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

1. Melhores Poemas: Cora Coralina, de Cora Coralina (2017) - https://amzn.to/37K5QfR

2. Poesia Completa, de Cecília Meireles (2017) - https://amzn.to/2wtnDe9

3. Úrsula, de Maria Firmina Dos Reis (2018) - https://amzn.to/2v1PmSY

4. Crime de Honra, de Cassandra Rios (2005) - https://amzn.to/37M6Aks

5. Todos os contos, de Clarice Lispector (2016) - https://amzn.to/2PaiYEA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W