Carlos Magno (Imperador do Sacro Império Romano Germânico)

Carlos Magno
Crédito: Reprodução
Nome CompletoCarlos Magno, Charlemagne, Karl der Grosse
Como/pelo que é mais conhecidoImperador do Sacro Império Romano Germânico
Data Nascimento02/04/742
Data Falecimento28/01/814
71 anos, 10 meses
Local NascimentoIngelheim an Rheim, Alemanha, ou Quierzy, França
Wikipedia Carlos Magno

Carlos Magno foi Rei dos Francos e primeiro Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Neto do lendário Carlos Martel, notório por repelir a invasão muçulmana vinda da Península Ibérica, ele e seu irmão, Carlomano, dividiram o reino deixado pelo avô e pelo pai, Pepino, o Breve.

Após a morte do irmão, Carlos Magno tomou total controle do Império Carolíngio, como ficou conhecido devido à dinastia de sua família. Católico ferrenho, expandiu vorazmente seus territórios, sempre forçando a conversão dos conquistados. No seu auge, grande parte da Europa Ocidental e Central estava sob o domínio de Carlos.

Assim, foi coroado pelo Papa como Imperador Romano no dia de Natal em 800 e é, até hoje, considerado o pai da Europa, com lugar de destaque (e controvérsia) na história tanto da França quanto da Alemanha.

Morreu de causas naturais em 814. Deixou o império para seu filho, que o dividiu em três no Tratado de Verdun e plantou as sementes do que seria o feudalismo europeu. Seus restos mortais estão enterrados na Catedral de Aachen, Alemanha.

Uma curiosidade: Magno quer dizer Grande, e, segundo diversas exumações ao longo da história, Carlos seria grande não só figurativamente. Com 1,85 de altura, o imperador superava com folga a média de altura da época.


Artigos relacionados a Carlos Magno