Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Civilizações

Quando pombos eram usados para tirar fotos

Décadas antes da criação dos drones, a invenção de Julius Neubronner ajudou as pessoas a conhecerem o mundo por cima

Fabio Marton Publicado em 07/10/2016, às 11h50 - Atualizado em 11/07/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de pomba com a câmera no peito - Dontworry/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Fotografia de pomba com a câmera no peito - Dontworry/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Em 1907, o farmacêutico alemão Julius Neubronner patenteou uma das invenções mais curiosas da história. Trata-se de uma câmera de 75 gramas que disparava com um temporizador que, ao contrário dos demais, ficava presa por um colete em uma pomba.

Ele teve a ideia cinco anos antes, ao usar pombos-correio para entregar remédios em um sanatório próximo. Ela se tornou possível graças à câmera em miniatura Ticka, de 1904, que tinha o tamanho de um relógio de pulso.

Neubronner faria sucesso em três exposições mundiais e dois shows aéreos em Paris, mas seu invento, a “GoPro” da Belle Èpoque, entraria para a História como mera curiosidade. Seus pombos seriam testados como método de espionagem na Grande Guerra, mas então os aviões já eram avançados o bastante para que tirassem suas próprias fotos em locais específicos.

Fotografia do farmacêutico alemão Julius Neubronner com sua criação / Crédito: Domínio Público

Outra razão para não ter ido longe: as fotos aéreas já existiam havia 60 anos naquela época. Em 1858, inclusive, o fotógrafo Nadar havia subido num balão e capturado Paris de cima. Infelizmente, as imagens tiradas na ocasião se perderam.

A foto aérea mais antiga a sobreviver é de dois anos depois, com Wallace Black e Samuel Archer King fotografando Boston a 630 metros de altura. Seu título: Boston, Como a Águia e o Ganso Selvagem Enxergam. O farmacêutico alemão seria o primeiro a empregar essa frase literalmente, com a foto do que os pombos viam.


+Saiba mais sobre fotografia através dos livros abaixo, disponíveis na Amazon:

Tudo sobre fotografia, Juliet Hacking, de David Campany (2019) - https://amzn.to/36QrHlz

Fotografia, de Tom Ang (2016) - https://amzn.to/2Z6lQpB

O Livro do Flash, de Scott Kelby (2018) - https://amzn.to/2MdfAao

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W