Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Benedito Calixto: Retrato da quartelada que fundou a República no Brasil

Obra do pintor paulista mostra o momento da Proclamação da República com zero romantismo

Fábio Marton Publicado em 14/11/2018, às 13h00 - Atualizado em 15/11/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro 'Proclamação da República', de 1893 - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Quadro 'Proclamação da República', de 1893 - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Em 1893, o paulista Benedito Calixto pintou um quadro singular. Cenas históricas costumam ser romantizadas quando se eternizam por um artista. Mas não esta: sem qualquer glamour, um grupo de pessoas minúsculas, numa praça empoeirada, celebra um evento misterioso, sem muita empolgação. Não há heróis nem cavalos rampantes. A cena é retratada uma mera quartelada.

Em sua época, a Proclamação da República foi imensamente impopular. Para ter uma ideia, nas últimas eleições do Império, em agosto de 1889, os republicanos só haviam feito dois deputados. E 1893 era um ano particularmente infeliz para o novo regime: Floriano Peixoto enfrentava duas revoltas, a da Armada e a Federalista, governando como um ditador.

Calixto, um autodidata, se tornaria famoso depois por outro tipo de pintura histórica, não de cenas, mas de indivíduos que se firmaram na identidade paulista, como o patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva (retratado em 1901) e o bandeirante Domingos Jorge Velho (1902). Ambos de momentos históricos anteriores à República.

1. Locação

O Campo de Santana, local onde ficava o Comando do Exército e também o Senado, a Casa da Moeda, a Prefeitura e a Estação D. Pedro II, era um pântano até o século 18. O nome oficial, que nunca colou, era Campo da Aclamação, pois ali havia sido — ironicamente — aclamado dom Pedro I como imperador.


2. Quartelada

O movimento começou com o marechal Deodoro convocando as tropas no Comando do Exército — o prédio grande que aparece à direita. Não eram as únicas tropas da cidade, mas não houve choque. Até o fim do dia, o imperador entregaria o governo aos republicanos, sem nenhuma tentativa de resistência.


3. Questão militar

Desde a Guerra do Paraguai, as Forças Armadas sentiam que estavam perdendo prestígio, com baixos salários e diversas humilhações vindas de civis no governo. Em anos recentes, o afastamento de dois coronéis pelo ministro da Guerra, que era civil, acabou empurrando os militares em direção ao republicanismo.


4. Sem tiros

A fumaça indica que os canhões haviam sido disparados. Mas essa foi uma revolução sem tiros: os conspiradores simplesmente ocuparam prédios e deram ordem de prisão a autoridades imperiais. Ou é uma licença poética ou eram disparos de festim, celebrando a proclamação do marechal Deodoro.


5. Herói relutante

Membro do Partido Conservador e amigo pessoal de dom Pedro II, o marechal Deodoro da Fonseca não queria derrubar o governo — ao menos não no começo. Ele foi convencido que havia uma ordem de prisão para ele — invenção do major Frederico Sólon. Então mudou de lado e bravou "Viva a república."


6. Sem povo

Apenas os militares têm faces reconhecíveis. Civis (se de fato são civis) se limitam a algumas poucas pessoas próximas das casas ao fundo, observando com indiferença. Nas imortais palavras do futuro ministro Aristides Lobo, “O povo assistiu bestializado à proclamação da República”.


+Saiba mais sobre o tema a partir de grandes obras disponíveis na Amazon:

1889: A República Não Esperou o Amanhecer, de Hélio Silva - https://amzn.to/32KoMZl

As Ilusões Armadas – A Ditadura Envergonhada, de Élio Gaspari (Kindle) - https://amzn.to/375uxEj

O príncipe maldito: Traição e loucura na família imperial, de Mary del Priore - https://amzn.to/2QEwty1

O 15 de Novembro e a queda da Monarquia: Relatos da princesa Isabel, da baronesa e do barão de Muritiba, de Keila Grinberg - https://amzn.to/2CYcOkl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du