Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Neandertais faziam arte

Pinturas rupestres de cavernas na Espanha foram datadas de antes da chegada dos humanos modernos. Os artistas são nossos primos mais próximos.

Thiago Lincolins Publicado em 23/02/2018, às 13h35 - Atualizado em 15/10/2018, às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nossos primos tinham talento - P. Saura / PA
Nossos primos tinham talento - P. Saura / PA

De acordo com a descoberta feita por cientistas do Reino Unido e da Alemanha, publicada na revista Science, pinturas rupestres encontradas em cavernas da Espanha foram criadas há mais de 64 mil anos. O que torna impossível de que tenham sido feitas por humanos modernos – que chegaram há 40 mil anos por ali. 

Os verdadeiros "artistas", seriam os Neandertais, que quando estudados no século 19, foram chamados de Homo Stupidus ("Homem Estúpido") pelo biólogo alemão Ernst Haeckel. "Todos nós esperamos que isso ajude a melhorar a percepção que as pessoas tem dos neandertais. Que elas não os vejam mais com um comportamento inferior ou com menos cultura em comparação a nossa espécie", diz o arqueólogo e co-autor do estudo Chris Standish em entrevista a Inverse Science. "Somos mais parecidos do que se pensava".

O ESTUDO

A equipe liderada pelo arqueólogo Standish, utilizou uma técnica moderna para analisar as pinturas presentes em três cavernas da Espanha. Com o apoio do método urânio-tório, eles analisaram as crostas de carbonato que cobriam parte das pinturas. Baseando-se na datação dos símbolos, as marcas das mãos e a forma geométrica dos desenhos os cientistas conseguem excluir os humanos modernos como verdadeiros donos das pinturas.

Na caverna La Pasiega, em Puente Vesgo, uma pintura em forma de escada foi datada em mais de 64,800 anos. Nela, pequenos animais sentam-se entre os "degraus", mas eles podem ter sido pintados quando o Homo sapiens chegou na Europa.

Já na caverna de Maltravieso, oeste da Espanha, a marca da forma de uma mão — criada pela pulverização de tinta sobre uma mão pressionada na parede da caverna — foi datada em pelo menos 66,700 anos.

Na última caverna, a de Ardales, os estalagmites e estalactites com formas semelhantes a cortinas em paredes, parecem ter sido pintados de vermelho e datados em 65,500 anos.

MAIS DO QUE SE IMAGINA

O ato dos Neandertais terem escolhido deliberadamente as imagens e ter selecionado onde colocá-las, revela que eles possuíam um comportamento determinado, característica que antes só era atribuída aos humanos modernos.

Os pesquisadores explicam que para descobrir mais sobre a História da humanidade, devemos continuar estudando a trajetória dos Neandertais e estar aberto a possibilidade de que a nossa espécie não seja tão especial quanto se imagina.

O próximo trabalho da equipe é analisar as marcas presentes em cavernas na França e outro países, assim, irão concluir se arte dos Neandertais era generalizada.


Imagens: Reprodução / Science Magazine