Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Leilão

Casal encontra tesouro do século 17 durante reforma da cozinha

Após adquirirem a casa em 2019, casal iniciou reformas e se surpreendeu com a descoberta de mais de mil moedas de 400 anos; agora, podem ganhar bolada em leilão

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 18/04/2024, às 11h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguma das moedas encontradas - Divulgação/ZacharyCulpin/BNPS
Alguma das moedas encontradas - Divulgação/ZacharyCulpin/BNPS

Em 2019, o casal Betty e Robert Fooks adquiriu uma casa no condado britânico de Dorset e logo os dois iniciaram um extenso projeto de renovação do imóvel. Um dos processos seria a reforma da cozinha — removendo o piso de concreto para aumentar a altura do teto. 

+ Tesouro de moedas de prata é descoberto em ilha na Suécia

E foi durante essa atividade, em outubro daquele ano, que Robert, um engenheiro agrícola, descobriu uma tigela de cerâmica esmaltada cheia de moedas de 400 anos. Ao todo, mais de 1.000 moedas do século 17 estavam escondidas sob o chão. 

Ao entrarem em contato com um agente de ligação, os objetos foram enviados ao Museu Britânico para limpeza e identificação. Agora, as moedas, conhecidas como tesouro de Poorton, serão vendidas pela Duke's e devem arrecadar cerca de 35.000 libras (por volta de R$228 mil). 

É uma casa com 400 anos, então havia muito trabalho a fazer. Estávamos retirando todos os pisos e tetos e os levando de volta para as paredes de pedra. Decidimos rebaixar o térreo para ter mais altura de teto", explicou Betty Fooks ao The Guardian.

"Uma noite, eu estava com as crianças e meu marido estava cavando com uma picareta quando ligou para dizer que encontraram algo. Ele colocou todas as moedas em um balde. Se não tivéssemos baixado o piso, elas ainda estariam escondidos lá. Presumo que a pessoa pretendia recuperá-las, mas nunca teve oportunidade", prosseguiu. 

As moedas

O tesouro, descoberto em outubro de 2019, contém moedas de ouro de JamesI e Charles I, meias coroas de prata, xelins e seis pence; além de xelins de prata e seis pence de Elizabeth I, Philip e Mary.

Julian Smith, especialista dos leiloeiros Duke's, disse: "A casa está situada em um pequeno vilarejo no oeste de Dorset e é uma casa longa do século 17. O imóvel foi adquirido pelos atuais proprietários em 2019 e estes iniciaram um extenso projeto de renovação".

O moderno piso de concreto foi removido e o piso escavado em quase 60 centímetros para proporcionar maior altura ao andar de baixo da propriedade. Em algumas áreas havia lajes antigas sob o concreto, mas a área onde as moedas foram encontradas era de terra nua", continuou.

"As moedas estiveram no Museu Britânico para identificação e limpeza, e eles sentem que as moedas foram depositadas em uma ocasião", finalizou. O leilão acontece no próximo dia 23 de abril.