Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tesouro de moedas

A reforma de uma cozinha que revelou moedas de ouro do século 18 na Inglaterra

Copo cp, mais de 200 moedas foi encontrado sob tábuas e será leiloado

Redação Publicado em 05/09/2022, às 09h59 - Atualizado em 13/01/2023, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Copo com moedas de ouro encontrado na Inglaterra - Divulgação/Spink & Son
Copo com moedas de ouro encontrado na Inglaterra - Divulgação/Spink & Son

Um tesouro de moedas de ouro datadas do século 18 foi encontrado em julho de 2019 enquanto moradores de uma casa na vila de Ellerby, em North Yorkshire, ao norte da Inglaterra, faziam uma reforma em sua cozinha.

Os artefatos estavam dentro de um copo feito de barro com esmalte de sal e foram revelados embaixo do concreto e das tábuas do piso da residência. Agora, poderão ser vendidos pela casa de leilões Spink & Son no próximo mês.

Espera-se que a descoberta, que já é considerado como um dos maiores tesouros de moedas de ouro inglesas do século 18, possam arrecadar até £ 250 mil, o equivalente a cerca de R$ 1.297.325 à organização.

Segundo o comunicado emitido pela Spink & Son à CNN em setembro do ano passado, foram identificadas mais de 260 moedas de ouro, que remontam de 1610 a 1727, dentro de um copo cujo tamanho não é maior do que uma lata de refrigerante.

É uma descoberta maravilhosa e verdadeiramente inesperada de um local tão despretensioso”, afirmou Gregory Edmund, leiloeiro da Spink & Son.

Ele acrescentou que “esta descoberta de mais de 260 moedas também é uma das maiores no registro arqueológico da Grã-Bretanha, e certamente para o período do século 18”.

Moedas enterradas sob casa inglesa / Divulgação/Spink & Son

História do tesouro

De acordo com a nota, “as moedas quase certamente pertenciam aos Fernley-Maisters, Joseph e Sarah, que se casaram em 1694″. Eles fizeram parte de uma influente família mercantil do século 16 ao século 18, responsável por comercializar minério de ferro, madeira e carvão dos estados bálticos, além de vários terem sido legisladores nos anos 1700.

Acredita-se que as moedas não tenham sido recuperadas pela família porque sua linhagem diminuiu com a morte do casal. Ainda assim, Edmund reforça que o tesouro reflete as moedas de £ 50 e £ 100 usadas naquele período.

Joseph e Sarah claramente desconfiavam do recém-formado Banco da Inglaterra, da ‘nota’ e até mesmo da moeda de ouro de sua época porque eles [escolheram] guardar tantas moedas datadas da Guerra Civil Inglesa e de antemão”, explicou.

“Por que eles nunca recuperaram as moedas quando eram realmente fáceis de encontrar logo abaixo das tábuas originais do século 18 é um mistério ainda maior, mas é um baita cofrinho”, disse o leiloeiro.