Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Descoberta

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos

Cerca de cinco milhões de peças de Lego se perderam no mar após uma tempestade em 1997, apenas 4.200 polvos estavam na embarcação

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 27/04/2024, às 12h41 - Atualizado às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Santo Graal do Lego, polvo é encontrado por menino - Vytautas Cemolonskas
Santo Graal do Lego, polvo é encontrado por menino - Vytautas Cemolonskas

Um menino de 13 anos encontrou um polvo de Lego que caiu no mar de um contêiner de transporte na década de 1990. A peça é considerada um 'Santo Graal' das peças de montar, segundo o The Guardian.

Em 1997, cerca de 5 milhões de peças de Lego caíram no mar depois que uma tempestade atingiu um navio de carga que estava a 32 quilômetros de Land's End, na Cornualha. Apesar de 350 mil pares de nadadeiras, 97.500 tanques de mergulho e 92.400 espadas tenha caído na água, os polvos são considerados os mais raros por serem apenas 4.200. 

+ Dezenas ficam feridos após acidente em montanha-russa da Legoland, na Alemanha

O jovem Liutauras Cemolonskas coletou 789 peças da coleção nos últimos dois anos. O polvo foi descoberto em uma praia de Marazion; onde a família faz viagens regulares. À PA Media, Vytautas Cemolonskas, pai do jovem, declarou: "Há dois anos que procuramos aquele polvo, não é fácil encontrá-lo. Não esperávamos encontrá-lo porque é muito raro".

De pai para filho 

O interesse de Liutauras Cemolonskas foi passado por seu pai que, desde os primeiros anos do filho, incentivou seu interesse pela arqueologia. Assim, a família realiza rotineiramente viagens à praia. O menino disse estar "feliz" por encontrar o polvo raro.

Liutauras Cemolonskas com a peça de Lego - Vytautas Cemolonskas

O garoto disse que seu próximo objetivo é encontrar um dos 33.941 dragões que desapareceram após o incidente, no qual 62 contêineres caíram do navio.

Tracey Williams, responsável pelo projeto Lego Lost at Sea, diz que passou anos tentando encontrar as peças de plástico. Ela disse à PA que um segundo polvo Lego foi encontrado dois dias após a descoberta de Liutauras.

"Acho que é porque tivemos uma maré de primavera muito alta, juntamente com fortes ventos terrestres e, quando as duas colidem, as ondas destroem as dunas, liberando grande parte do plástico que foi arrastado", disse Williams.

Acho que há algo muito mágico nos polvos. Eles são frequentemente vistos como o Santo Graal das descobertas daquele contêiner", finalizou.