Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Linha Direta

Linha Direta: relembre o caso Beatriz, que marca o retorno do programa

Nesta quinta-feira, 18, o programa Linha Direta retorna com nova temporada na TV Globo; relembre o caso Beatriz, tema do primeiro episódio

Éric Moreira Publicado em 17/04/2024, às 11h16 - Atualizado em 18/04/2024, às 18h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatriz Angélica Mota, menina assassinada em 2015 aos sete anos - Reprodução/TV Globo
Beatriz Angélica Mota, menina assassinada em 2015 aos sete anos - Reprodução/TV Globo

Nesta quinta-feira, 18, a TV Globo lança a nova temporada do Linha Direta, comandado por Pedro Bial. Relembrando crimes reais, o primeiro episódio da temporada de 2024 retratará um caso conhecido em solo brasileiro.

Conforme anunciado pela TV Globo através da programação na televisão, o caso Beatriz abre a nova temporada. Ela era uma menina de 7 anos que foi assassinada a facadas na formatura da irmã em Petrolina, Pernambuco, no final de 2015.

Hoje, o acusado pelo crime é conhecido: Marcelo da Silva, que já está preso e indiciado por homicídio qualificado. Logo, este não será um caso que o programa pode ajudar a solucionar, como já ocorreu em outras ocasiões.

+ Denúncia no Linha Direta faz suspeito de crime ser preso

Uma das últimas imagens registradas de Beatriz Angélica Mota / Crédito: Reprodução/TV Globo

Caso Beatriz

Era noite de 10 de dezembro de 2015, quando a pequena Beatriz Angélica Mota, com apenas 7 anos, prestigiava a formatura de sua irmã mais velha no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, no sertão de Pernambuco. No entanto, a noite, que deveria ser de comemorações, se tornou um pesadelo para a família.

Por volta das 21h, ela saiu de perto de sua família para beber água, marcando a última vez que foi vista com vida. A criança foi encontrada num depósito de material esportivo do colégio, com uma faca do tipo peixeira cravada no abdômen. Além disso, também tinha ferimentos no tórax e nos membros superiores e inferiores, totalizando dez facadas.

Confissão

Embora muitas pessoas tenham se mobilizado para tentar identificar o autor do crime, ele não foi encontrado logo de cara. Desde o assassinato, sete perícias ocorreram, em um inquérito que acumulou 24 volumes, 442 depoimentos e cerca de 900 horas de imagens realizadas, além de oito delegados terem assumido a responsabilidade do caso.

No entanto, pouco mais de seis anos depois do episódio, em janeiro de 2022, a Polícia Científica divulgou em nota um inquérito no qual afirmava que um homem chamado Marcelo da Silva, preso por outros crimes, havia confessado o assassinato.

Segundo sua advogada de defesa, Niedja Mônica da Silva, ele teria confessado para "aliviar o coração da mãe da menina".

[Colocar ALT]
Marcelo da Silva, responsável pelo assassinato de Beatriz Angélica Mota / Crédito: Reprodução/TV Globo

Uma reviravolta no caso ocorreu algum tempo depois, quando o advogado Rafael Nunes apresentou uma carta de Marcelo na qual ele dizia ser inocente, e que teria "sido pressionado" a admitir a culpa. O caso só foi solucionado definitivamente no meio de 2022.

+ Linha Direta: Nova edição do programa já ajudou a prender três foragidos

Inquérito

Em meio às reviravoltas, exames de DNA foram realizados na faca utilizada no assassinato. A amostra genética foi comparada com dados de 124 pessoas consideradas suspeitas do crime nos seis anos de investigação, o que confirmou o envolvimento de Marcelo no caso.

Agora, o julgamento do criminoso segue em andamento e ele, preso, segue na espera da condenação.