Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Veja 5 vezes em que as pessoas imaginaram o fim do mundo

Ao longo da história, conspiracionistas acreditaram que o mundo e a humanidade estiveram próximos de acabar várias vezes; confira!

Éric Moreira Publicado em 20/04/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro 'O Fim do Mundo', de John Martin - Domínio Público via Wikimedia Commons
Quadro 'O Fim do Mundo', de John Martin - Domínio Público via Wikimedia Commons

Ao longo da História, foram várias as nações, mitologias e culturas que imaginaram o "fim do mundo". Seja o ragnarok dos nórdicos, o apocalipse e o juízo final para os cristãos.

Em várias ocasiões, essas ideias de "fim do mundo" foram realmente razões para preocupação de várias pessoas, que acreditaram em teorias conspiracionistas e ficaram em alvoroço com o suposto fim iminente.

Relembre 5 ocasiões em que as pessoas imaginaram a chegada do fim do mundo:

+ Versões do fim: Como diversas ideologias explicam o Apocalipse

1. Cometa Halley

Fotografia de 1986 do Cometa Halley / Domínio Público via Wikimedia Commons

Segundo o Business Insider, em 1910, o astrônomo francês Camille Flammarion acreditou que o famoso Cometa Halley, que passa próximo da Terra a cada 75 anos, extinguiria toda a vida do nosso planeta.

Na época, inclusive, ocorreu uma histeria em massa que teria rotulado Halley como o "mau-olhado do céu", de forma que até mesmo foram vendidas várias pílulas anti-cometa e máscaras de gás. Existia o medo do cometa desencadear uma explosão apocalíptica e gases tóxicos.

Bem, como já sabemos e não surpreende, Halley apenas passou inofensivamente entre a Terra e o Sol, e seguimos vivos com a memória daqueles tempos de pavor.

Vale mencionar também que, depois disso, o cometa passou próximo da Terra mais uma vez em 1986, e agora está previsto para retornar somente em 2061.


2. Bug do milênio

Imagem ilustrativa com códigos / Credito: Foto por 51581 pelo Pixabay

Já na virada do ano 1999 para 2000, a preocupação de fim do mundo seria relacionada a outro fenômeno, que se distancia de um cometa: o "bug do milênio". Segundo teorias, computadores de todo o mundo falhariam na virada para o novo milênio (mesmo que o novo milênio só seria considerado de fato a partir de 2001), e a civilização humana colapsaria com o tempo.

Essa histeria até mesmo levou lojas a venderem kits de emergência para caso isso acontecesse, com alimentos não perecíveis e tudo o mais digno de um apocalipse, antes da virada de ano para 2000.

Segundo a Enciclopédia Britânica, aproximadamente 300 bilhões de dólares foram gastos na atualização de sistemas informáticos para resistir a esse bug. Pelo menos foram realizadas melhorias significativas nos sistemas de computadores.


3. Buraco negro

Fotografia de parte do Grande Colisor de Hádrons / Crédito: Getty Images

Quando a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (conhecida como CERN) inaugurou o Grande Colisor de Hádrons — o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo — em 2008, muitas pessoas entraram em pânico ao especularem que, com o rápido movimento de partículas, poderia se formar um buraco negro que consumiria todo o nosso planeta.

A teoria se popularizou, mesmo que, ainda na época, os cientistas do CERN garantissem que mesmo que um pequeno buraco negro se formasse, ele se desintegraria imediatamente. Bem, felizmente até hoje, mais de 10 anos depois, a Terra segue existindo.


4. 2012

Calendário maia / Crédito: Foto por MBisanz pelo Wikimedia Commons

Ainda fresco na memória de muitos, em 2012 foi informado pela Reuters que cerca de 10% das pessoas de todo o mundo acreditavam que o mundo poderia acabar. Essa previsão, por sua vez, se relaciona ao fim do calendário maia, que terminava na data de 21 de dezembro de 2012, após ser funcional por cerca de 5.125 anos.

A teoria conspiratória também pontuava que o único lugar do planeta que seria poupado seria a aldeia de Bugarach, na França. Mais uma vez, o mundo inteiro segue em pé.

Porém, vale mencionar que este caso foi tão popular, que em 2009 até mesmo foi lançado um filme que imagina a catástrofe e o colapso do planeta, chamado '2012', dirigido por Roland Emmerich.


5. Pirâmides de Gizé

Fotografia das três pirâmides de Gizé, a maior delas no meio - Wikimedia Commons

Há menos de 10 anos, o numerologista cristão David Meade também chamou atenção ao, através de cálculos da geometria das pirâmides de Gizé, determinar que o mundo acabaria em 23 de setembro de 2017.

Nessa teoria, descrita em seu livro 'Planeta X - Chegada em 2017', ele afirma que um planeta oculto chamado Nibiru ou Planeta X colidiria com a Terra, e colapsaria toda a vida da Terra.

Ele afirmava que a data teria sido escrita em código nas pirâmides de Gizé, possivelmente, a teoria também teria alguma relação com a crença de que as pirâmides foram construídas por alienígenas.

Posteriormente, além de a data ter chegado e o planeta seguir intacto, a NASA também desmascarou a existência de qualquer possível "Planeta X".