- Reprodução
Mundo

De máquinas do tempo até uso de celulares em Cuba: 5 coisas ridículas que já foram proibidas ao redor do mundo

Governos distintos já abusaram de seu poder com legislações que fazem o queixo cair

André Nogueira Publicado em 05/10/2019, às 08h00

1. Vídeo games (Grécia)

Crédito: Reprodução

 

Em 2002, o governo grego decidiu proibir qualquer jogo eletrônico no país, seja de console ou de computador. "A proibição geral foi decidida em fevereiro depois que o governo admitiu que era incapaz de distinguir videogames inócuos de máquinas de jogos ilegais", relatou o veículo americano CNET.

O objetivo, portanto, era reprimir games perigosos na Internet. Entretanto, em pouco tempo, um juiz grego declarou a lei como inconstitucional. A lei ainda existe, mas não é aplicada ou respeitada na Grécia, então não há problema em jogar God of War ou o Sparta na prática.

2. Viagem no Tempo (China)

A Máquina do Tempo, filme / Crédito: Reprodução

 

A proibição não é aplicada à viagem de verdade, no entanto, envolve a representação do ato. Em 2011, a agência responsável pela administração de rádios, TV e cinema na China declarou que a viagem no tempo é estritamente proibida em produções televisivas ou cinematográficas.

O governo justificou a decisão afirmando que as viagens no tempo ficcionais, populares na China, "inventam mitos, tramas monstruosas e estranhas, usam táticas absurdas e até promovem feudalismo, superstição, fatalismo e reencarnação".

3. Ser emo (Rússia)

Crédito: Reprodução

 

Desde a ascensão da moda emo nos anos 1980, adolescentes do mundo interagem com a estética ligada ao punk gótico e o rock. Entretanto, na Rússia, esse grupo é considerado perigoso, devendo ser eliminado.

Em 2008, a Lei de Estratégia Governamental na Esfera da Educação Espiritual e Ética passou a discutir sobre “tendências adolescentes perigosas”, o que automaticamente englobou a cultura emo.

O projeto descreve o grupo como adolescentes que usam cintos cravejados, unhas pintadas, piercings faciais e cabelos pretos com franjas que escondem o rosto. Segundo o governo, essa ideologia negativa incentiva a depressão e o suicídio. Após marchas em favor da liberdade de escolha, a lei passa por trâmites, mas provavelmente estará plenamente em vigor em 2020.

4. Reencarnação (China)

Monge tibetano reencarnado / Crédito: Reprodução

 

O processo de reencarnação póstuma na China exige uma permissão governamental. O que aparenta ser uma lei estúpida e pouco relevante é, na verdade, profundamente significativa para a comunidade budista tibetana governada pela China.

Segundo o governo, a medida representa "um movimento importante para institucionalizar a reencarnação”, mas, basicamente, é uma forma de fragilizar o poder social e religioso que possuem os lamas do Tibet.

A tentativa de enfraquecer o Dalai Lama, que comanda os budistas da província, é acompanhada por outros programas do governo central chinês, como a tentativa de criar um poder duplo no Tibete, um Dala Lama convocado pelo governo e um escolhido pela comunidade budista.

5. Telefones celulares (Cuba)

Crédito: Reprodução

 

No governo castrista pós-revolucionário, poucos cidadãos cubanos podiam ter telefones celulares. Nunca foi uma questão de preço, mas por plena proibição do governo: o utensílio só era permitido para membros de empresas internacionais e o alto escalão do partido.

Segundo Fidel Castro, essa proibição era parte de uma série de "sacrifícios necessários" na "batalha de ideias" contra os EUA. O decreto só deixou de existir com a ascensão de Raul Castro na presidência da ilha, em 2008.

China Grécia Rússia Cuba celular tibete Máquina do Tempo Emo Proibições Vídeo game

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?