Lenin discursando para a multidão em 1917 - Getty Images
Revolução Russa

A alegoria da Revolução Russa no livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell

Uma das mais importantes obras ficcionais da História, conheça os paralelos entre o cenário de transformações na Rússia e na Granja do Solar

Isabela Barreiros Publicado em 02/12/2019, às 15h58

Era 1945 quando George Orwell publicou uma de suas mais importantes obras. A Revolução dos Bichos, mais que fábula distópica, é uma alegoria a uma transformação que marcou a História durante o século 20: a Revolução Russa de 1917. Os paralelos entre os personagens de ambas as revoluções são mais que claros ao realizar a leitura do livro, ainda assim, ele representa muito mais.

Em A Revolução dos Bichos, os animais da fazenda Granja do Solar se juntam para derrubar seu dono, o Sr. Jones, que sofria com o alcoolismo e maltratava os animais do local, pagando-os com ração — que muitas vezes ainda não era o suficiente para alimentá-los.

É o Velho Major, o mais inteligente e respeitado de todos os porcos da fazenda, quem começa a plantar as sementes da revolução no imaginários dos animais. Ele acaba também tornando-se o líder da rebelião, visto que era preocupado com todos os presentes na granja e também com a injustiça causada pelo dono.

A este personagem podemos atribuir a importância associada a Karl Marx e Lenin dentro da ideologia comunista presente nos ideais da Revolução Russa. Marx, por seus escritos, manifestos e sabedoria, e Lenin por conta de sua liderança durante um dos momentos mais importantes da história de seu país.

Crédito: Getty Images

 

Ainda é possível associar outra questão importante nessas figuras. Major não chegou a ver a revolução com seus próprios olhos — é apenas depois de sua morte que os animais se organizam para tomar a fazenda do Sr. Jones. Marx também não chegou a ver nenhuma transformação radical na sociedade em que vivia, mas ainda sim inspirou diversos movimentos mesmo após falecer.

De volta ao livro, os porcos tornam-se líderes da Revolução dos Bichos, que muda o nome do local de Granja do Solar para Granja dos Bichos. Tudo parece ótimo entre eles, até que começam a surgir inúmeras contradições e também corrupções.

Quando Major morre, são dois porcos que assumem a hegemonia do poder na fazenda. Napoleão, que representa Stalin, e Bola-de-Neve, Trotsky, passam a comandar o local, mas as discordâncias tornam-se gritantes entre eles.

Napoleão, representante do autoritarismo de Stalin, tenta se livrar de Bola-de-Neve e consegue fazer com que ele seja incriminado e expulso da fazenda, sofrendo com o exílio como aconteceu também com Trotsky. Ele se tornou o que podemos considerar um “inimigo da revolução” nos olhos do povo a partir da manipulação do novo líder.

O porco, então, passa a governar apenas pelos interesses de sua própria espécie, e ainda começa a negociar com os humanos, estabelecendo seus privilégios perante os outros animais da granja. É assim que Orwell via a atuação de Stalin dentro do socialismo autoritário: uma subida no poder que se corrompe assim que alcança o objetivo da revolução popular.

Crédito: Getty Images

 

Ao final, não é possível perceber diferenças entre os porcos, aqueles nos quais os outros tanto confiaram para trazer a almejada liberdade e igualdade, e os homens, que no começo eram os responsáveis por todos os problemas causados na fazenda.  

“À primeira vista, "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, é só uma genial sátira à Revolução Russa (1917). Todavia, embora Orwell tenha buscado mostrar uma época específica, sua obra pode — e deve — ser vista como uma alegoria a qualquer revolução em que os mais fracos tomam o poder e, em seguida, são por ele corrompidos”, explica Márcio Senne de Moraes, jornalista da Folha de S. Paulo, em análise sobre o livro. 


+ Saiba mais sobre a Revolução Russa por meio dos livros a seguir:

1. Rumo à Estação Finlândia, de Edmund Wilson (2006) - https://amzn.to/2XRyw32

2. História Concisa da Revolução Russa, de Richard Pipes (2008) - https://amzn.to/2soj2rQ

3. História da Guerra Civil Russa  —  1917-1922, de Jean-Jacques Marie (2017) - https://amzn.to/2OLBUIM

4. A Revolução Russa, de Sheila Fitzpatrick (2017) - https://amzn.to/2OqKBJD

5. Outubro: História da Revolução Russa, de China Mieville (2017) - https://amzn.to/2DkSp9m

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

União Soviética História Revolução Russa bolcheviques George Orwell 1917 revolução dos bichos

Leia também

De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?


Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?