Cena do filme Halloween - Divulgação / Universal Pictures
Entretenimento

Por trás do Halloween: Como surgiu o Dia das Bruxas?

A celebração cultural tem relação com sacrifícios de animais e histórico religioso

Texto de Rafael Tsavkko, atualizado por Wallacy Ferrari Publicado em 31/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h53

A festa de Halloween comemora-se todos os anos na passagem do dia 31 de outubro para o 1º de novembro. É um momento tão central na cultura dos EUA quanto o Carnaval aqui, uma celebração exportada para todo o mundo, irritando nacionalistas.

O Halloween tem sua origem no Samhain, uma festa celta que marcava o fim da colheita e o começo do inverno e que durava toda a noite.

Acreditava-se que durante essa noite a fronteira entre o nosso mundo e o outro mundo, o dos mortos, podia ser cruzada, que fadas e os espíritos dos que foram tinham ao nosso mundo.

Alimentos eram deixados para os fantasmas que porventura visitassem suas antigas casas e famílias. Grandes fogueiras eram acesas onde eram feitos sacrifícios animais. Druidas buscavam adivinhar o futuro.

Dia de Todos os Mártires

Em 609 d.C., o papa Bonifácio IV dedicou um panteão em Roma à honra dos mártires cristãos, dando início à comemoração do Dia de Todos os Mártires.

No século 8, o papa Gregório III designou o dia 1º de novembro como Dia de Todos os Santos e Mártires.

A partir do século 9, com a cristianização das regiões celtas já virtualmente completa, o Samhain e o Dia de Todos os Santos acabaram se fundindo, criando o Halloween. O nome inglês vem de All Hallows’ Even (noite de todos os santos).

A rogada proteção dos deuses virou a dos santos. Agora contra as bruxas, que aproveitavam o tal portal do outro mundo para se encontrarem com seu mestre.

Durante o Samhain celta era comum que pessoas vestissem fantasias ou se disfarçassem, buscando comida pelas casas das cidades em que viviam, costume esse que acabou sobrevivendo e se tornando o ponto culminante.

A partir da primeira metade do século 19, com a imigração em massa de irlandeses fugindo da fome em sua terra natal, a tradição celta se implantou nos EUA.

Estados Unidos imigração celta comemoração Halloween Samhain Dia das Bruxas

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?