Stevie Wonder com um de seus inúmeros prêmios - Getty Images
Música

Azarões, sortudos e vencedores curiosos: 5 curiosidades sobre o Grammy

A premiação, que acontece há 61 anos, coleciona alguns fatos peculiares que poucas pessoas conhecem

Caio Tortamano Publicado em 26/01/2020, às 11h00

Um dos prêmios mais assistidos da televisão americana e mundial, o Grammy reúne os maiores artistas do ano para serem prestigiados por suas contribuições para a música. A premiação reúne algumas curiosidades interessantes que, ao longo dos anos, tem a tendência de aumentar.

Conheça alguns fatos sobre o prêmio:

1. Primeira transmissão ao vivo

Por mais que a primeira edição do Grammy tenha acontecido em 1959, não era costume transmitir ao vivo premiações desse tipo. Pelo menos até 1971, quando a 13ª edição do troféu foi transmitida nas televisões do país todo.


2. O maior azarão

Morten Lindberg / Crédito: Getty Images

 

Ser indicado ao prêmio máximo do mercado de música por si só já uma tarefa e tanto, e ganhar é ainda mais difícil. Porém, quanto mais indicações alguém receber, suas chances de levar algum gramofone dourado para casa tendem a aumentar. Mas isso não se aplicou a Morten Lindberg.

Com 34 indicações e apenas uma vitória, o engenheiro de som norueguês, se tornou um dos maiores azarados da premiação. Normalmente trabalhando com grupos e solistas da Escandinávia, ele foi indicando duas vezes para a variação do Grammy em seu país, mas não venceu.


3. O cantor mais prestigiado

A maior estrela da história do Grammy certamente é Stevie Wonder, o cantor coleciona impressionantes 25 estatuetas e 74 indicações. Seu prestígio é tão grande perante a premiação que, certa vez, ele foi honrado com um especial televisivo que contava com nomes como os de Beyoncé, Lady Gaga e o próprio Wonder.


4. Obama é um dos ganhadores do prêmio

Barack Obama em pronunciamento no Grammy Latino / Crédito: Getty Images

 

Ele não somente ganhou um, bem como levou dois Grammys para casa. O primeiro foi conquistado em 2006, quando Obama era senador pelo estado de Illinois, o segundo foi dado a ele em 2008 enquanto era presidenciável.

Ambos os prêmios foram dados na categoria Melhor Álbum Falado, em 2006 por Dreams From My Father (Sonhos de Meu Pai, em tradução livre) e em 2008 por The Audacity of Hope (A Audácia da Esperança, também em tradução livre). Por mais que seja notável, ele não foi o único presidente a ganhar o prêmio, Jimmy Carter e Bill Clinton também foram contemplados com o gramofone mais de uma vez.


5. Elvis, o pai do rock, nunca ganhou uma categoria principal

Presley foi nominado ao prêmio 14 vezes, mas ganhou somente três troféus. Curiosamente, todas as vitórias do astro foram em categorias gospel. A primeira vitória foi de 'Melhor Performance Sagrada' em 1967 com a faixa "How Great Thou Art". O rei do rock também venceu 'Melhor Performance Inspiradora' em 1972 por "He Touched Me". Dois anos depois, venceu a mesma categoria por uma versão ao vivo de "How Great Thou Art".


+Saiba mais sobre os vencedores do Grammy com as obras abaixo:

Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade, Jairo Severiano (2008) - https://amzn.to/2TSXSh3

Michael Jackson - uma vida na música, Geoff Brown (2014) - https://amzn.to/2uwx2AE

Quincy Jones: His Life in Music (American Made Music Series), Clarence Bernard Henry (2013) - https://amzn.to/2RHMbXW

Elvis Presley. História, Discografia, Fotos e Documentos, Gillian G. Gaar, 2016 - https://amzn.to/39sIspm

Nós somos a mudança que buscamos: Os discursos de Barack Obama, de Barack Obama (2017) - https://amzn.to/3aCecZL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 

 

História Música curiosidades Elvis premiação Obama Grammy stevie wonder

Leia também

Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?


Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?