Coroação da rainha Vitória - Wikimedia Commons
Monarquia

Da rainha Vitória a Dom Pedro II: 5 dos monarcas que reinaram por mais tempo na história

Apesar de segurar o trono não ser uma tarefa fácil, alguns reis e rainhas conseguiram permanecer com a coroa por mais de cinco décadas

Daniela Bazi Publicado em 21/01/2020, às 08h00

Em uma monarquia, o chefe de Estado conquista seu cargo principalmente pela hereditariedade, ou através de uma eleição, no qual permanecem até sua morte, ou abdicação. Entretanto, permanecer no trono não é algo simples. Atualmente, restaram apenas 45 monarquias espalhadas pelo mundo, com famílias que seguem no poder a décadas.

Conheça 5 monarcas que tiveram alguns dos reinados mais longos da história.

1. Pepi II do Egito Antigo e Sobhuza II do Reino da Suazilândia

Pepi II e Sobhuza II disputam pelo primeiro lugar na lista de reinados mais longos. O Faraó egípcio reinou até sua morte, aos 100 anos, e ficou 94 anos no poder. Porém, nenhum dos dados relacionados a seu reinado tem comprovação, o impedindo de ocupar o primeiro lugar na lista mundial.

Todavia, Sobhuza II assumiu o trono do Reino da Suazilândia em 7 de agosto de 1903, quando tinha apenas 4 anos de idade. Seu reinado durou 79 anos e 14 dias, sendo o monarca mais longevo da África e da história já comprovado.

2. Luís XVI da França e Navarra

O monarca francês é o que permaneceu por mais tempo no trono em toda a história da Europa. Luís XVI assumiu em 12 de maio de 1643, aos 4 anos, e reinou até sua morte em 1 de setembro de 1715, contabilizando 72 anos, 3 meses e 19 dias de reinado.

Rei Luís XVI da França / Crédito: Getty Images

 

3. Vitória do Reino Unido

Vitória era tataravó da rainha Elizabeth e era dona do recorde de maior reinado da Grã-Bretanha, antes de sua neta. O seu reinado é um dos mais notórios da história: durou 62 anos, 11 meses e 16 dias, até sua morte em 1276.

Rainha Vitória do Reino Unido / Crédito: Getty Images

 

4. Dom Pedro II do Império do Brasil

O último imperador brasileiro foi o que durou mais tempo no trono da história da monarquia brasileira e o monarca mais longevo das Américas. Foi deposto em 1889 após um golpe militar para instaurar a República, após 58 anos, 8 meses e 10 dias de reinado.

5. Elizabeth II do Reino Unido

A rainha do Reino Unido é a monarca que está a mais tempo no trono nos dias atuais. Elizabeth assumiu em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos, e já conta com 67 anos de reinado, sendo a mais longeva da história da Grã-Bretanha.


+Saiba mais sobre monarquia com as obras abaixo:

Monarquia, Dante Aliguieri (2016) - https://amzn.to/36dssoj

Da Monarquia à República: Momentos Decisivos, Emilia Viotti Da Costa (2010) - https://amzn.to/37ft5z4

Reflexões sobre a Monarquia, Ivan Guimarães - https://amzn.to/2TEsNxD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Imperador Rei rainha Luís XVI dom Pedro II monarquia vitória Elizabeth II Sobhuza II Pepi II

Leia também

Like a Prayer: 4 vezes em que Madonna enfureceu a Igreja Católica


Star Wars: A influência do caso Watergate e do Terceiro Reich na saga


Linha Reta: Existe uma história real por trás do filme?


De Repente 30: Veja como estão as atrizes que interpretaram a protagonista


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Além de Xuxa e Galisteu: Quem foram as namoradas de Ayrton Senna?