O atirador em foto rara - Domínio Público
Segunda Guerra

Vassili Zaitsev, a máquina de matar soviética

Conheça o ex-pastor de ovelhas que virou um atirador e eliminou 100 alemães numa batalha

Redação Publicado em 16/02/2020, às 09h00

Em 1942, a guerra reduziu a cidade de Stalingrado a escombros. A abundância de prédios em ruínas, perfeitas para servir de esconderijo, fez os soviéticos notarem que o local era o cenário para a atuação de atiradores de elite.

Logo trouxeram reforços de diversas partes do país. Um deles era o pastor de ovelhas Vassili Zaitsev, que aprendera a atirar com o avô aos 5 anos de idade. Sem nenhuma arma, por causa da falta de recursos do Exército Vermelho, ele apanhou o rifle de um companheiro morto.

Representação de Vassili / Crédito: Divulgação

Com o objeto em mãos, acertou que manejava uma metralhadora a mais de 100 m de distância. A cena foi vista por um oficial, que deu a Vassili um rifle com mira telescopia. Nos 10 primeiros dias com ela, o ex-pastor liquidou 40 alemães.

“Ao atingir 100 mortes, tornou-se o foco da propaganda soviética como o expoente máximo da resistência”, relata o especialista Thomas Bruner.

Era o inicio da glorificação soviética dos atiradores de elite. Zaitsev se tornou também instrutor, e logo as ruínas de Stalingrado estavam coalhadas de atiradores soviéticos. Circulava a informação de que um super-atirador viria de Berlim para dar cabo de Zaitsev.

O duelo entre ele e um major de nome König foi até retratado no filme Círculo de Fogo. Só não há registros do atirador alemão. O herói russo disse ter enfrentado experientíssimo, cuja posição só foi traída por um rápido brilho da luz do Sol na luneta de seu rifle. Zaitseve aproveitou e disparou em cheio a cabeça do inimigo. Virou lenda.


++Saiba mais da participação da Rússia na Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2Bp4Yzx 

Notes of a Russian Sniper: Vassili Zaitsev and the Battle of Stalingrad, de Vassili Zaitsev (2017) - https://amzn.to/35ONESj

Memorias de un francotirador en Stalingrado, de Vasili Záitsev (2014) - https://amzn.to/31s4mDJ

O cerco de Leningrado: 900 Dias de Resistência dos Russos Contra o Exército Alemão na II Guerra Mundial, de Perre Vallaud (2012) - https://amzn.to/33MpqGS

A batalha de Moscou: A Luta Sangrenta que Definiu os Rumos da Segunda Guerra Mundial, de Andrew Nagorski (2013) - https://amzn.to/2W49ltv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Guerras Alemanha União Soviética alemães atirador pastor de ovelhas rifle Vassil Zaitsev

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série