As estátuas símbolo da Ilha de Páscoa chegam a pesar 80 toneladas - divulg.

Ilha de Páscoa revista

Descobertas contam nova história sobre os rapa nui

Fabio Marton Publicado em 22/03/2016, às 09h38 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

Talvez você já tenha ouvido falar da tragédia da Ilha da Páscoa. Ponto mais ao leste colonizado pelos polinésios, passou por séculos de isolamento até que uma tragédia ambiental levou à fome e, depois, à guerra tribal. No século 18, quando os europeus encontraram os nativos de Rapa Nui, como eles a chamavam, afirmaram ter encontrado uma população mínima e miserável. 
Talvez essa História seja mal contada. Arqueólogos da Binghamton University (Nova York, EUA) estudaram objetos triangulares de obsidiana afiada chamados ma’ta, que acreditava-se serem pontas de lança – e, dada sua abundância na ilha, uma prova da violência dos anos pré-contato. 
Quatrocentos ma’tas foram estudados pela técnica morfométrica, uma análise matemática da forma, levando em conta o nível tecnológico da época – no caso da ilha, pré-histórico, neolítico. Os polinésios tinham barcos, animais domésticos e agricultura, mas não escrita ou metalurgia.
O resultado foi que os objetos, mesmo afiados, dariam péssimas armas. A equipe sugere que os ma’tas eram implementos agrícolas ou talvez agulhas para tatuagem, uma prática comum das civilizações polinésias. 
Carl Lipo, o principal autor do estudo, descarta completamente a visão tradicional sobre o colapso da população da ilha – inclusive o fato de ele ter ocorrido, o que é um debate que já existia. “O que as pessoas tradicionalmente pensam sobre a ilha, como um lugar de catástrofe e colapso, simplesmente não é verdade num sentido pré-histórico”, afirma. “As populações eram bem-sucedidas e viviam de forma sustentável na ilha até o contato com os europeus.”
É uma forma de justiça para com uma incrível civilização que, com tecnologia da Idade da Pedra, conseguiu colonizar pontos isolados por milhares de quilômetros no Pacífico e talvez até mesmo tenham chegado à América – o que é outro mistério e controvérsia sobre eles. 


OS MOAIS SÃO INOCENTES
As impressionantes estátuas que são o símbolo da Ilha de Páscoa foram acusadas de ser a causa do suposto colapso da civilização polinésia no local. Com até 10 metros de altura e 82 toneladas, exigiam uma quantidade imensa de trabalho humano. Mais que isso, exigiam madeira. As árvores eram cortadas para servir de suporte e para rolar as estátuas até onde seriam erigidas. Isso teria acabado com as florestas e arruinado a ecologia da ilha, fazendo com que a agricultura e a pesca fossem impraticáveis – o que levou à guerra generalizada e ao colapso civilizacional. Essa é a versão tradicional para os fatos. 
Civilizações

Leia também

Ex-patinador campeão olímpico russo tem pés e mãos amputados


Citado por Lula, ironizado por bolsonaristas: A história da Ku Klux Klan


Ramos de Azevedo, conheça o engenheiro arquiteto por trás do Theatro Municipal e do Mercado Municipal


Coronavírus: Autoridades de países da América Latina demonstram preocupação com a situação do Brasil


Eslavo: A insólita origem da palavra escravo


Brasileiros foram alvos da pirataria berbere no século 18