Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Civilizações / Patinador

Ex-patinador campeão olímpico russo tem pés e mãos amputados

O medalhista olímpico Roman Kostomarov, de 46 anos, teve que amputar pés e mãos

Redação Publicado em 16/02/2023, às 17h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roman Kostomarov, patinador e medalhista olímpico russo - Getty Images
Roman Kostomarov, patinador e medalhista olímpico russo - Getty Images

Nesta quinta-feira, 16, o jornal russo Komsomolskaya Pravda informou que o patinador e medalhista olímpico pela Rússia nos Jogos de Inverno de Turim, em 2006, Roman Kostomarov, 46, teve que amputar os dois pés e mãos após um quadro forte de pneumonia. Ele está internado em um hospital local desde o dia 10 de fevereiro. 

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, antes de ser internado, Kostomarov estava participando das apresentações de final de ano do show “O Mágico de Oz”. Em entrevista, o técnico do atleta, Alexander Zhulin, afirmou que o patinador apresentou sintomas de resfriado, mas que ninguém próximo suspeitou de um quadro mais grave

Posteriormente, ele foi diagnosticado com pneumonia e precisou utilizar um aparelho para auxiliar na respiração. O caso apresentou complicações depois que os médicos identificaram a presença de uma infecção no organismo, que levou a uma necrose de suas mãos e pés. 

Suspeitas

Conforme informado em entrevista, os familiares de Kostomarov afirmaram que suspeitam que o campeão olímpico tenha contraído a pneumonia depois de um passeio de barco em um lago na Rússia, local em que o atleta também mergulhou nas águas geladas. 

Agora, Tatiana Navka, esposa e parceira de equipe de Roman, planeja importar próteses especias da Alemanha para ajudar na recuperação do marido, bicampeão mundial (2004 e 2005) e tricampeão europeu (2004, 2005 e 2006).

Roman Kostomarov e Tatiana Navka, sua esposa e parceira, em apresentação de patinação. Foto: GettyImages