Equipe de escavação no Templo de Angkor Wat - Autoridade Nacional Apsara
Arqueologia

21 estátuas de Buda são encontradas em templo do Camboja

Segundo especialistas, as peças foram enterradas entre as décadas de 1960 e 1970 e muitas delas estão quebradas, com braços, pernas ou cabeças faltando

Pamela Malva Publicado em 16/04/2020, às 16h00

Durante uma semana de escavações, um grupo de arqueólogos da Autoridade Nacional Apsara (ANA) descobriu 21 estátuas de Buda. Todas elas estavam enterradas a meio metro de profundidade nos arredores do Templo de Angkor Wat, no Camboja.

De acordo com Srun Tech, diretor de Projetos de Pesquisa e Exploração da ANA, grande parte das peças estava sem braços, pernas ou cabeças. Nesse sentido, além das esculturas, a equipe de especialistas também desenterrou 141 fragmentos.

Ainda segundo Srun, é bastante provável que as obras tenham sido enterradas entre as décadas de 1960 e 1970. Isso porque as estátuas estavam misturadas entre restos de objetos modernos, como “uma campainha de bicicleta e uma sacola plástica”.

Em seguida, os arqueólogos pretendem explorar ainda mais o terreno do templo onde as estátuas foram descobertas. Quanto às peças budistas, todas devem ser restauradas e preservadas pela ANA para, então, serem expostas na província de Siem Reap. 

arqueologia Camboja obras notícia buda arqueólogos

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada