Homem com marreta no dia da Queda do Muro de Berlim, em 1989 - Divulgação
Alemanha

60 metros do Muro de Berlim são demolidos para a construção de novos prédios

Ainda que menos famoso, o segmento derrubado era uma porção importante do monumento histórico, já que representava uma das poucas partes ainda de pé

Pamela Malva Publicado em 09/04/2020, às 10h00

Mais de 30 anos depois da Queda do Muro de Berlim, parte do monumento histórico foi derrubada para a construção de condomínios de luxo. Localizado no bairro de Pankow, o segmento demolido tem 60 metros de comprimento.

Segundo o vereador da cidade, Vollrad Kuhn, a demolição já estava prevista há tempos. A Fundação do Muro de Berlim, instituição responsável pela preservação do monumento, entretanto, afirmou que não sabia nada sobre a obra.

Esquecida com o tempo, a seção demolida fazia parte da parede instalada em meados de 1970, a fim de reforçar o muro original. O trecho demolido, diferente da parte conhecida pelo mundo todo, não era considerado um monumento histórico.

Ainda assim, a Fundação do Muro de Berlim e o Museu da RDA ficaram frustrados com a demolição, já que a construção representava um dos maiores segmentos do Muro de Berlim que seguem de pé até hoje. Agora, restam 24 quilômetros da estrutura e grande parte é considerada, de fato, um importante cartão postal da cidade.

Alemanha História Queda do muro de Berlim Muro de Berlim

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria