Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Alemanha

Há 60 anos, começava a construção do Muro de Berlim

O muro que separou a Alemanha Oriental e Ocidental se tornou símbolo da divisão política; veja 5 fatos sobre a construção

Isabela Barreiros com atualização de Penélope Coelho Publicado em 09/11/2019, às 08h00 - Atualizado em 13/08/2021, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de uma mulher olhando para o Muro de Berlim, em 2001 - Getty Images
Imagem de uma mulher olhando para o Muro de Berlim, em 2001 - Getty Images

Durante a Guerra Fria, a Alemanha foi literalmente dividida através de uma barreira física que ficou mundialmente conhecida como o Muro de Berlim. A construção que teve início em 13 de agosto de 1961 há exatos 60 anos, se tornou um símbolo de divisão política da época, entre o capitalismo e o comunismo.

O lado Ocidental era capitalista e aliado dos Estados Unidos, enquanto o lado Oriental era socialista, aliado da União Soviética. Com cerca de 155 quilômetros de extensão, o objetivo da construção era impedir a fuga de cidadãos alemães de um lado para o outro.

Nos 28 anos em que esteve de pé, mais de 140 pessoas morreram na tentativa de escapar pelo Muro. Em 9 de novembro de 1989, a população local se reuniu para um ato simbólico de derrubada da construção, que desencadeou em um processo político que levou a unificação da Alemanha, em 1990.

Atualmente, ainda existe um trecho de mais de 200 metros do Muro, que hoje em dia é apenas um ponto turístico. Para relembrar a data, confira a seguir 5 curiosidades sobre o Muro de Berlim.


1. A parede continuou sendo contruída ao longo dos anos 

No começo, o Muro de Berlim foi construído a partir de materiais de construção, lajes de concreto e outros materiais comuns em instalações. No entanto, a medida que as pessoas tentavam ultrapassá-lo, a parede começou a ficar mais elaborada.

Em 1963, as autoridades alemãs adicionaram uma área que funcionava como uma espécie de fronteira atrás do muro. A fortificação foi reforçada com barreiras individuais. Além disso, eles colocaram um cano exatamente no topo do muro, o que fazia com que fosse praticamente impossível escalá-lo.


2. A Faixa da Morte

A região conhecida como Faixa da Morte era  assustadora para qualquer alemão oriental que tentasse atravessar o muro. O trecho de 30 a 150 metros tinha uma linha de barricadas, holofotes, uma sinalização que acionava um alarme, minas enterradas e cercas eletrificadas.

Além de tudo isso, quem conseguisse passar pelas armadilhas intacto daria de cara com  guardas armados que seguiam ordens para atirar em qualquer um que passasse a linha.


3. Mais de 100 pessoas morreram tentando atravessar 

Algumas estimativas afirmam que mais de 200 pessoas morreram tentando ultrapassar o Muro de Berlim. Um grupo de pesquisa alemão, porém, afirmou que foram 138 mortes causadas pela parede.

Crédito: Getty Images

Em 1961, Ida Siekmann, de 58 anos, pulou da janela de seu apartamento, que estava localizado a poucas quadras do muro, para tentar atravessá-lo e encontrar sua irmã do outro lado. Ela foi uma das primeiras a morrer tentando realizar a travessia. Além dela, muitos outros morreram por tiros de guardas.


4. Os alemães derrubaram uma igreja para contruir o muro 

Uma capela do século 19 chamada Igreja da Reconciliação foi dinamitada pelos alemães orientais. A capela protestante estava na região que seria a Faixa da Morte, portanto teve que ser derrubada para a construção da parede.


5. Você pode ter seu próprio pedaço da parede 

Crédito: Getty Images

Muitas pessoas começaram a lascar a fortificação de concreto para levar de lembrança ou colocar em memoriais. No entanto, isso começou a virar um negócio.

Conhecidos como “mauerspechtes” (pica-paus do muro) , eles quebravam e arrancavam blocos inteiros da parede com picaretas e martelos. Você pode até comprar seu próprio pedaço do Muro de Berlim pela internet.


+Saiba mais sobre o Muro de Berlim por meio das obras disponíveis na Amazon:

1. Berlim: 1961, de Frederick Kempe - https://amzn.to/2JUD3w6

2. Diário de Berlim ocupada - 1945-1948, de Ruth Andreas-Friedrich - https://amzn.to/2NrBHuM

3. Os túneis: A história jamais contada das espetaculares fugas sob o Muro de Berlim, de Greg Mitchell - https://amzn.to/34D9maR

4. 1989: O ano que mudou o mundo: A verdadeira história da queda do Muro de Berlim, de Michael Meyer - https://amzn.to/2pHRIDT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7