Imagem meramente ilustrativa de Donald Trump em comício - Getty Images
Estados Unidos

Adolescentes afirmam ter boicotado comício de Donald Trump

Realizado em Oklahoma, o evento do presidente norte-americano teve "mais de um milhão" de confirmações, mas contou com um número muito menor de espectadores

Pamela Malva Publicado em 22/06/2020, às 11h30

Pela internet, centenas de adolescentes afirmam ter sabotado o mais recente comício de Donald Trump, segundo informou o The New York Times. Realizado no sábado, 20, em Oklahoma, o evento contou com um número de espectadores muito menor do que foi confirmado pela organização.

Isso aconteceu porque, segundo Brad Parscale, chefe da campanha para a reeleição de Trump, a equipe do presidente norte-americano recebeu "mais de um milhão de pedidos de ingressos". Todos enviados por jovens fãs de K-pop (um estilo musical coreano) e usuários da rede social TikTok como parte de uma brincadeira.

Tudo começou quando, pelo Twitter, a conta oficial da campanha de Donald Trump pediu que os apoiadores do político registrassem sua presença gratuitamente usando o número de seus telefones. A partir do post, os adolescentes se mobilizaram e registraram a enorme quantidade de ingressos, sem intenção de comparecer ao evento.

O presidente norte-americano Donald Trump / Crédito: Divulgação

 

No final, segundo dados do Departamento de Bombeiros de Tulsa cedidos à Reuters, o comício contou com um público de 6,2 mil pessoas. Ainda assim, a campanha de Donald Trump afirmou que a entrada no comício era por "ordem de chegada” e que nenhum ingresso foi emitido de verdade.

“O registro ao comício significa apenas que você confirmou presença com um número de celular”, afirmou Tim Murtaugh, porta-voz da campanha de Trump. “Mas nós os agradecemos pelas informações de contato.”

Em meio à crise pandêmica do Coronavírus, a ideia da campanha era revigorar a base de votantes de Trump e demonstrar apoio. Do lado de fora do evento, no entanto, um grupo de manifestantes do movimento Black Lives Matter e alguns apoiadores do presidente criaram certo tumulto enquanto esperavam para entrar no local.

Estados Unidos Donald Trump notícia redes sociais reeleição Sabotagem Comício

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada