Imagem meramente ilustrativa da Sars-cov-2 - Divulgação/Pixabay/TheDigitalArtist
Coronavírus

África do Sul tem dobro de casos de covid-19 em um dia

O país detectou a nova variante ômicron na semana passada, classificada como “preocupante” pela OMS

Isabela Barreiros Publicado em 02/12/2021, às 08h33

A África do Sul registrou quase o dobro de casos de covid-19 em apenas um dia, em um aumento que preocupa as autoridades do país que detectou pela primeira vez na semana passada a nova variante ômicron do novo coronavírus.

O aumento foi registrado na quarta-feira, quando os casos confirmados foram de 4.373, do dia anterior, para 8.561, no dia 1 de dezembro, segundo as estatísticas oficiais sul-africanas repercutidas pelo portal g1.

Para os cientistas do país, o número deve aumentar nos próximos dias, após a identificação da variante ômicron. Nicksy Gumede-Moeletsi, virologista regional da Organização Mundial de Saúde, explicou a situação à agência Associated Press.

“Há uma possibilidade de que realmente veremos uma séria duplicação ou triplicação dos casos à medida que avançamos ou conforme a semana se desenrola”, afirmou. “Existe a possibilidade de vermos um grande aumento no número de casos identificados na África do Sul”.

Em meados de novembro, os casos de covid-19 na África do Sul começaram a aumentar drasticamente após um período de baixa transmissão no começo do mês. A taxa de positividade foi de 1% para 16,5% nos últimos dias.

Os pesquisadores ainda não podem afirmar que a nova variante é a responsável pelo aumento dos casos no país, embora seja muito possível. Apenas um sequenciamento genético completo pode confirmar que as pessoas com covid-19 estão com a variante, ainda que os testes PCR padrão possam sugerir que seja um caso de ômicron.

O sequenciamento genômico da nova cepa está sendo feito por laboratórios da África do Sul e Botswana para entender se a variante é mais transmissível, causa danos mais graves à saúde e escapa da proteçã da vacinação já empregada pelos países.

História África do Sul notícia casos covid-19 variante Ômicron

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!