Trecho de vídeo em que mostra a central nuclear de Zaporizhzhia sob ocupação russa - Reprodução/YouTube/AFP Português
Usina nuclear

Agência nuclear internacional vai à usina ucraniana sob risco iminente

A central de usinas nucleares de Zaporizhzhia apresentava sério risco de acidente radioativo por bombardeios

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 29/08/2022, às 12h13

Após meses sobre grande tensão no que se refere à situação da central nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia — que está sob controle dos russos desde março —, o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, ou IAEA em inglês) finalmente anunciou, nesta segunda-feira, 29, que está a caminho do local, que atualmente se encontra sob grave risco de acidente nuclear.

Rafael Grossi, diretor da IAEA, já havia solicitado algumas vezes nos últimos meses uma visita à central de Zaporizhzhia, a fim de conter um "risco real de uma catástrofe nuclear", devido a bombardeios realizados no local — de acordo com as acusações, de ambas as partes.

Rafael Grossi, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica / Crédito: Foto por IAEA Imagebank pelo Wikimedia Commons

 

Chegou o dia, a missão da AIEA está a caminho de Zaporizhzhia. Devemos proteger a segurança da Ucrânia e da maior central da Europa", escreveu Grossi em seu Twitter. Segundo o anúncio, até o fim desta semana a equipe chegará no local. 

The day has come, @IAEAorg's Support and Assistance Mission to #Zaporizhzhya (ISAMZ) is now on its way. We must protect the safety and security of #Ukraine’s and Europe’s biggest nuclear facility. Proud to lead this mission which will be in #ZNPP later this week. pic.twitter.com/tyVY7l4SrM

— Rafael MarianoGrossi (@rafaelmgrossi) August 29, 2022

Negociações

A visita da Agência Internacional de Energia Atômica à central nuclear de Zaporizhzhia só foi possível após longas negociações, tanto com os russos quanto com os ucranianos, depois de apelos de toda a comunidade internacional. No entanto, já nesta segunda-feira, 29, o Kremlin tornou a acusar a Ucrânia de realizar novos ataques às usinas.

A ONU, apesar disso, já pediu o fim de qualquer atividade militar na região, visto que havia risco iminente de vazamentos radioativos e incêndios por consequência dos ataques. Para a ação que acontecerá essa semana, os funcionários da IAEA devem ter acesso a todas as instalações nucleares da Ucrânia com segurança e sem empecilhos, como informado pela AFP em texto ao g1.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Mundo guerra Rússia notícias Usina Nuclear Ucrânia ONU Segurança inspeção central nuclear AIEA IAEA

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro