Imagem ilustrativa de um grupo de ativistas anti-neonazistas - Getty Images
Mundo

Alemanha: Governo realiza operação para frear grupo neonazista

A organização neonazista "Hammerskins Germany" foi proibida no país, após uma operação que mobilizou mais de 700 policiais

Redação Publicado em 19/09/2023, às 16h38

Nesta terça-feira, 19, a ministra do Interior da Alemanha anunciou a proibição de um grupo neonazista do país. Membros da organização “Hammerskins Germany”, que divulgam a “teoria racial baseada na ideologia nazista”, tiveram suas casas revistadas pelas autoridades.

Durante uma busca em três locais que sediavam encontros da associação de extrema-direita, foram encontradas “quantidades significativas de símbolos de extrema-direita”, como o livro “Mein Kampf” (Minha Luta, em tradução livre), de Adolf Hitler, bandeiras estampadas com suásticas e armas de fogo.

Conforme repercutido pelo UOL, a operação mobilizou mais de 700 policiais e cinco times de investigadores da esfera federal e regional, que colaboraram por mais de um ano. Em nota, a ministra do Interior, Nancy Faeser, classificou o caso como um “um duro golpe ao extremismo de direita organizado”.

Ascensão do neonazismo

O comunicado do ministério também afirmou que esta é a 20ª proibição de grupos de extrema-direita nos últimos anos. Os “Hammerskins Germany” são oriundos do “Hammerskins Nation”, um movimento neonazista estadunidense fundado em 1988.

Esta filial alemã, que possui mais de 130 membros, foi descrita pelo ministério como a “liderança da extrema-direita na Europa”.

Nazismo Alemanha Europa proibição Neonazismo operação grupos Extrema-direita Ascensão

Leia também

Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez


Na Espanha, tromba d’água incomum é registrada na costa da Catalunha; veja vídeo


Museu Britânico recupera 626 tesouros históricos desaparecidos, incluindo itens de a.C.


Irã: 260 pessoas são presas após reunião ‘satanista’, entenda!


Ator de 'The Office' revela ter furtado objeto do cenário da série


Jornal aponta que rei Charles já é mais rico que rainha Elizabeth, entenda!