Imagem ilustrativa - Imagem de Pexels por Pixabay
Brasil

Alerta: Celulares de brasileiros receberão aviso durante desastres

Novo projeto do governo define que pessoas que moram em áreas de risco receberão um aviso na tela de seus celulares durante situações de perigo

Redação Publicado em 05/02/2024, às 09h48

O governo brasileiro irá lançar neste mês de fevereiro uma iniciativa de prevenção de desastres. A proposta é que, durante situações de perigo, as pessoas que moram na área de risco receberão um alerta em seus celulares

Segundo repercutiu o portal O Globo, o aviso não será uma simples notificação: o aparelho irá ser bloqueado temporariamente, com apenas a mensagem aparecendo na tela, de forma a garantir que seu dono irá vê-la. 

Passamos o ano de 2023 construindo o sistema de alerta via telefone. Mas não é WhatsApp, nem SMS. Ele trava a tela do celular. Se você estiver no YouTube, vendo um filme, a mensagem vai entrar para você. Tivemos que construir com todas as operadoras de telecomunicações. O sistema está pronto. O presidente Lula deve anunciar em fevereiro", explicou Waldez Goes (PDT), que atua como ministro da Integração e Desenvolvimento Regional. 

Mais detalhes 

Essas mensagens de alerta incluirão informações como o tipo do desastre (alagamento, por exemplo) e o grau de risco enfrentado pelas pessoas da região. 

No momento, vale mencionar, a maior parte das cidades do país não possui nenhum sistema para alertar os moradores durante esses momentos de perigo. Nas regiões Nordeste e Sudeste, em particular, existem muitas áreas sujeitas a riscos durante certos períodos do ano, e o recurso seria útil. 

Perigo notícias Nordeste governo desastre Celulares alerta risco aviso Sudeste travamento

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA