Imagem da mostra “Oceanvs - Imersão em azul” - Divulgação/Luiz Maudonnet
Mostra imersiva

Ambiente do oceano tenta ser representado em mostra imersiva 360º

“Oceanvs - Imersão em azul” será aberto ao público na noite desta terça-feira, 12

Redação Publicado em 12/09/2023, às 16h39

Nos últimos anos, as chamadas exposições imersivas vêm se tornando um grande fenômeno no universo das artes. A mais nova experiência do tipo chega nesta terça-feira, 12, na Casa Fiat de Cultura, em Minas Gerais, com a mostra “Oceanvs - Imersão em azul”, que proporciona ao público um mergulho na imensidão e nos mistérios do oceano.

Conforme o curador Antonio Curti, “Oceanvs - Imersão em azul” surgiu com o intuito de apresentar para aqueles que visitarem a experiência imersiva uma reflexão acerca da importância da água. Sobre isso, ele comenta: “Queremos conversar com o visitante sobre esse tema que é tão importante na sociedade como um todo. É um elemento primordial na construção das civilizações”.

Além disso, segundo o Estado de Minas, ele comenta sobre a experiência imersiva e o que elas proporcionam para o público:

Neste tipo de exposição, o visitante passa da contemplação para a imersão, ele faz parte da experiência. Nós colocamos o visitante como agente ativo no centro da obra. Outro ponto é que, ao mesmo tempo em que ele está dentro da obra de arte, ele não é capaz de entender logicamente como tudo aquilo é feito. Essa questão meio mística e mágica também encanta muito o visitante dos centros culturais.”

Antonio ainda comenta que os elementos trabalhados na exposição são explorados de forma artística: “A gente lida com esse elemento de uma forma artística, não literal. As sensações são mediadas por cor, luz, sombra e pela trilha sonora, que trazem para o público reflexões sobre sustentabilidade, abundância, vida e morte”. 

A mostra 

“Oceanvs - Imersão em azul” está presente em dois ambientes principais, em que imagens transmitidas em looping simulam o ambiente do oceano. A exposição será aberta na noite desta terça-feira, 12, às 19h30. Além disso, a experiência fica sediada na Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade, 10, Funcionários, Belo Horizonte, em Minas Gerais

As visitas acontecem de terça a sexta, das 10h às 21h. Aos finais de semana e feriados, o horário é das 10h às 18h. A entrada será franca até o dia 19 de novembro. 

Minas Gerais oceano exposições imersivas “Oceanvs - Imersão em azul”

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência