A supercentenária Antônia Santa Cruz - Divulgação/Facebook/Rai Nunes
Brasil

Aos 116 anos, morre mulher mais velha do Brasil e 3ª do mundo

A família da baiana Antônia Santa Cruz também conta com outros centenários

Redação Publicado em 25/01/2022, às 08h00

No último domingo, 23, morreu em sua casa, na Bahia, Antônia Santa Cruz, considerada a mulher mais velha do Brasil, aos 116 anos e 224 dias. Conforme o grupo de pesquisa Gerontology Research Group (GRG), ela também é a terceira mulher mais velha do mundo.

Antônia estava de cama há mais de um mês, mas não apresentava nenhum sinal de doença. A supercentenária disse, na noite de sábado, que estava sentindo dores no corpo, e faleceu horas depois por causas naturais, segundo o portal Calila Notícias.

O velório aconteceu na residência da mulher, que foi sepultada na tarde da última segunda-feira, 24, como relatou o jornal O Globo.

“Vozinha, a senhora foi uma guerreira. Vou lembrar das suas histórias, seus conhecimentos. Lutou muito pela vida, mas quando Deus determina a hora, não podemos reclamar. Só agradece por tantos anos vividos, 116 anos. Bem vividos e bem cuidada. Descanse em paz”, escreveu Rai Nunes, uma das netas no Facebook.

Além de Antônia, a família em questão conta com mais centenários. O irmão caçula, por exemplo, completou 100 anos e morreu há pouco mais de um ano, fora outra irmã que tem 107 anos.

A mulher viveu uma série de momentos históricos importantes e sobreviveu à pandemia de Gripe Espanhola em 1918, aos 12 anos, além da própria covid-19, contra a qual foi vacinada em sua própria casa no ano passado.

Brasil História notícia centenário Mulher mais velha do mundo

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna