Professor em hotel subaquático pressurizado - Divulgação / Vídeo / YouTube
Estados Unidos

Após 100 dias debaixo d'água, professor bate recorde mundial

O feito histórico foi feito por um professor norte-americano, que visa provar a adaptação humana em ambientes pressurizados

Wallacy Ferrari Publicado em 10/06/2023, às 11h04

Um professor universitário bateu o recorde mundial de maior período vivendo debaixo d'água sem despressurização, morando em um alojamento para mergulhadores ao longo de 100 dias e retornando para a superfície na última sexta-feira, 9.

Identificado como Joseph Dituri, ele ficou a cerca de 9 metros de profundidade por mais de três meses, batendo o recorde anterior, quando dois irmãos, também professores, conseguiram atingir 73 dias debaixo d'água em 2014.

Para realizar o feito, Joseph logicamente contou com uma estrutura especial, classificada pela agência Associated Press como um "hotel subaquático" de nome Jules' Undersea Lodge, instalado em Key Largo, uma ilha na Flórida.

O preparo corporal também foi importante; além de ser doutor em engenharia biomédica, ele é um oficial aposentado da Marinha dos Estados Unidos, onde recebeu uma série de treinamentos especializados para a vida marinha.

Meta do feito

De acordo com o professor à agência, o feito não se tratou de uma tentativa unicamente destinada para bater o recorde, mas também atrair visibilidade sobre a capacidade do corpo humano em se adaptar, inclusive em condições extremas.

É sobre estender a tolerância humana para o mundo subaquático e para um ambiente isolado, confinado e extremo", enfatizou.

Com a medida arriscada, Dituri cooperou para que, diariamente, fizesse medições e experimentos para monitorar como o corpo respondia ao aumento da pressão, além de interagir com milhares de estudantes por videoconferências, convidando outros 60 alunos que aceitaram conhecer o espaço onde ele ficava pessoalmente, através de um mergulho guiado.

Estados Unidos estudo água recorde mergulho pressão abaixo pressurização

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro