Fotografia de baleia-cinza no Atlântico - Divulgação/ New England Aquarium
Natureza

Após 200 anos, baleia-cinzenta é avistada no Oceano Atlântico

Uma baleia-cinzenta surpreendeu pesquisadores dos EUA após ser avistada nadando pelo oceano Atlântico, onde a espécie já não era vista há 2 séculos

Redação Publicado em 06/03/2024, às 11h34

O time de pesquisa do Aquário de New England, situado nos Estados Unidos, anunciou recentemente ter avistado uma baleia-cinzenta nadando pelas águas do oceano Atlântico, algo que já não ocorria há cerca de 200 anos. 

A espécie costuma habitar o norte do oceano Pacífico, tendo desaparecido do Atlântico por volta do século 18, conforme acreditavam os cientistas. Assim, sua aparição nas proximidades da costa de Nantucket, condado de Massachussets, foi descrita como um "evento incrivelmente raro". 

Explicação 

Segundo repercutido pela CNN, os especialistas da área de biologia marinha pensam que essas alterações no comportamento das espécies aquáticas pode ser provocado pelas mudanças climáticas causadas pela ação humana — como o aquecimento dos oceanos. 

Neste caso, em particular, a baleia-cinza fotografada pelos pesquisadores pode simplesmente ter cruzado a passagem entre as ilhas ao norte do Canadá, que conecta as águas do Pacífico e do Atlântico. Antigamente coberto de icebergs, esse caminho está mais livre hoje em dia devido ao degelo. 

notícias Oceano Atlântico avistamento baleia azul

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA