Paul McCartney, músico e antigo membro dos Beatles - Getty Images
Paul McCartney

Após busca global, baixo de Paul McCartney desaparecido por 52 anos é encontrado

Fãs do artista organizaram uma busca global pelo instrumento, usado na composição de canções icônicas como "Twist And Shout” e “Love Me Do”

Redação Publicado em 15/02/2024, às 19h07

Nesta quarta-feira, 14, o site oficial de Paul McCartney divulgou que o baixo do ex-Beatle, que estava desparecido há 52 anos, foi encontrado. O instrumento, que havia sido roubado em 1972, foi utilizado na gravação de algumas das canções mais icônicas da banda inglesa, como “Twist And Shout” e “Love Me Do”. 

No último ano, os fãs do cantor iniciaram uma busca global, batizada de “The Lost Bass Project”, ou “O Projeto do Baixo Perdido”, em tradução literal para o português. Segundo os organizadores da ação, o baixo elétrico Höfner 500/1, “favorito” do cantor, havia sido comprado por ele por US$ 37, em uma loja de Hamburgo, na Alemanha.

Este é o baixo que McCartney tocou em Hamburgo em 1961, no Cavern em Liverpool e nas primeiras gravações de Abbey Road – ele impulsionou a Beatlemania e moldou o som do mundo moderno”, disse o The Lost Bass Project em um comunicado.

Detetives

Conforme repercutido pela CNN Brasil, a iniciativa, que conta com fãs e pesquisadores dos Beatles, chegou a conclusão de que Paul havia sido visto com o baixo pela última vez em 1969, quando os Beatles estavam gravando o projeto Get Back/Let It Be em Londres. 

Segundo a nota divulgada pelo site do astro, que não compartilhou outros detalhes sobre a descoberta do instrumento, “Paul está extremamente grato a todos os envolvidos” na busca.

Beatles Paul McCartney descoberta instrumento investigação busca baixo

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência