Kim Jong un, líder da Coreia do Norte; à direita, o míssil que explodiu - Getty Images e divulgação/vídeo/UOL
Míssil

Após falha, míssil norte-coreano lançado em direção ao Japão explode no ar

Autoridades do Japão e da Coreia do Sul acreditam que o míssil em questão transportava um satélite espião da Coreia do Norte

Redação Publicado em 28/05/2024, às 09h53 - Atualizado em 29/05/2024, às 07h13

Um míssil lançado pela Coreia do Norte em direção ao Japão explodiu no ar recentemente. O governo norte-coreano alega que o lançamento do satélite "falhou" devido a um defeito no motor do foguete.

Minutos após o lançamento, o míssil explodiu, conforme relatado pelo Exército sul-coreano, que detectou "muitos fragmentos de projétil" ainda em águas norte-coreanas. Tanto os Estados Unidos quanto a Coreia do Sul estão analisando se o projétil teve um voo operacional, conforme informações do portal UOL.

Há suspeitas por parte da Coreia do Sul e do Japão de que se tratava de um satélite espião. Em novembro, a Coreia do Norte conseguiu colocar em órbita um satélite militar após duas tentativas fracassadas. Seul afirma que o vizinho do norte teria recebido assistência técnica da Rússia em troca de armas.

Especialistas ressaltam que satélites espiões podem melhorar a capacidade de coleta de informações e fornecer dados cruciais em conflitos militares, sendo o principal alvo do governo norte-coreano a Coreia do Sul.

Após o lançamento, o Japão emitiu um alerta para que os moradores da Ilha de Okinawa procurassem abrigo, mas o aviso foi posteriormente retirado.

Ato provocativo

O lançamento do míssil é considerado um "ato provocativo" pelo Exército sul-coreano, e várias resoluções da ONU proíbem a Coreia do Norte, que possui armas nucleares, de realizar testes com tecnologia balística.

O Comando Indo-Pacífico dos EUA alerta para o risco de desestabilização da segurança da região, classificando o lançamento como uma "violação descarada de múltiplas resoluções unânimes do Conselho de Segurança da ONU" em comunicado oficial.

Coreia do sul Coreia do norte Japão míssil Espião

Leia também

Veículo com material radioativo é furtado em São Paulo


Homem é acusado de roubar estátua de gorila na Austrália


Ataque de tubarão deixa 4 pessoas feridas em praia no Texas


Arcebispo é excomungado pelo Vaticano por negar autoridade papal


Neste fim de semana, cometa que passa a cada 69 anos poderá ser visto do Brasil


Escavações revelam sandálias e restos de armaduras em forte romano na Inglaterra