Rei Charles, filho da falecida rainha Elizabeth II - Getty Images
Rei Charles

Após polêmicas e criticas, o que esperar do reinado Charles, filho de Elizabeth II

Novo monarca, Charles foi príncipe por 70 anos e agora tentará sair da sombra da mãe

Redação Publicado em 08/09/2022, às 17h48

Charles Philip Arthur George passou 70 anos como príncipe herdeiro do Reino Unido, filho da rainha Elizabeth II — que veio a falecer nesta quinta-feira, 8 —, de forma que só agora, aos 73 anos, passará a ser finalmente chamado de 'rei Charles' por todo o mundo. 

Sempre se apresentando publicamente como uma figura extremamente formal, de vez em quando até desengonçado, Charles é muitas vezes referido como sinônimo de falta de carisma entre os que acompanham a família real britânica - muito pelo seu relacionamento com Diana.

Agora, o homem mais velho a assumir o trono na história do Reino Unido deverá ter um reinado apenas de transição, entre o longevo de 70 anos de sua mãe, e o próximo de William, seu filho — que é visto por muitos como uma salvação da realeza, com maior modernização.

Rainha Elizabeth II, novo rei Charles, e príncipe William, em colagem, respectivamente / Crédito: Getty Images

 

Mas talvez não seja tão transitório assim. Charles herdou os genes da mãe e do pai e pode muito bem reinar por 20 anos", diz Annette Mayer, especialista em monarquia britânica da Universidade de Oxford, como informado pela Folha de S. Paulo, em referência à Elizabeth II e Philip, que faleceram aos aos 96 e 99 anos de idade.

A figura de Charles sempre foi associada a controvérsias e problemas, de forma que foi até mesmo criticado por Lady Di, a princesa Diana, em uma entrevista de 1995 à BBC, em que ela sugeriu que Charles não teria condições psicológicas para ser rei, e a posição deveria ser passada diretamente para William, seu filho mais velho.

No entanto, Mayer afirma que a popularidade do novo rei melhorou muito desde a década de 1990, visto sua participação em diversas causas ambientais e sociais, que patrocina. "Ele melhorou sua imagem desde os tempos difíceis que teve. Charles agora é um homem mais velho e mais sábio, então é mais respeitado. Mas é difícil ser tão respeitado como sua mãe", afirma.

Novo rei

Agora, com a ascensão de Charles à liderança da família real, um forte sentimento republicano pode ser desencadeado em toda a população do Reino Unido. Com isso, um novo referendo sobre a independência da Escócia entra em questão, o que pode ser doloroso para o antigo príncipe de Gales.

Sem uma autoridade política real — visto que a posição de rei não lhe garante poderes políticos, sendo esses atribuídos à nova primeira-ministra Liz Truss —, o novo monarca poderá apenas tentar influenciar o humor do eleitorado, de forma a tentar evidenciar as vantagens em manter o reino intacto.

Segundo alguns especialistas da realeza, ainda, Charles deve investir mais em simplificações de rituais da monarquia, reduzir custos e pluralizar a cultura do Reino Unido. Ainda, há especulações de que, durante o juramento de sua coroação como rei, ele prometerá defender 'as fés', em vez de 'a fé' anglicana, que é a religião oficial do país.

Além disso, mesmo que não possua um poder político legitimado, acredita-se que a participação em pelo menos opinar sobre questões cotidianas se dê no novo reinado, visto que ele já enviava memorandos a ministros antes, o que arranhava o princípio basilar — de não envolver a Coroa com a política —, que sua mãe tanto respeitava.

Fotografia da rainha Elizabeth e do então príncipe Charles / Crédito: Getty Images

 

Mundo curiosidades notícias reinado rainha elizabeth ii Príncipe Charles Família Real britânica rei Charles

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência