Antes e depois da obra em Palência, na Espanha - Divulgação/Facebook
Espanha

Após restauração, escultura do século 20 fica irreconhecível na Espanha

O caso aconteceu em Palência e gerou comparações curiosas nas redes sociais

Penélope Coelho Publicado em 12/11/2020, às 10h08

Na última quarta-feira, 11, uma restauração realizada no norte da Espanha, chamou a atenção dos internautas. Tudo aconteceu quando um artista local chamado Antonio Capel usou as redes sociais para fazer uma comparação do antes e depois da obra em questão. As informações são do portal de notícias UOL.

De acordo com a publicação, Capel revelou que a escultura fica na fachada de um prédio do século 20. Ao que tudo indica a restauração foi realizada há alguns anos, contudo, somente agora os moradores de Palência, na Espanha, pararam para observar a obra.

“O que antes era o busto de uma mulher sorridente, agora se parece mais com a cabeça de um personagem de desenho animado”, escreveu Antonio em seu Facebook. Entretanto, as comparações não pararam por ai. Na internet, a escultura foi comparada com o rosto de Donald Trump e até mesmo com personagens da saga de Star Wars.

Sí, ha vuelto a ocurrir. #Palencia tiene ya su propio #eccehomo Sospecho que la restauradora igual era pro #Trump 🤦🏻‍♂️ y se ha dejado llevar por la emoción de estos días en las #EleccionesEEUU pic.twitter.com/sXS0H2AJxg

— Aitor Loizaga (@aitorloizaga) November 10, 2020

 

De acordo com a Associação Profissional de Restauradores e Conservadores da Espanha, o caso de Palência é um exemplo de necessidade de um maior treinamento para proteger adequadamente as obras de arte da região, a fim de que esse caso não se repita.

arte Espanha obra escultura restauração Comparações Palência

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada