Médica perdeu a licença para trabalhar - Divulgação / Redes sociais
Médica tiktoker

Após transmitir cirurgias no TikTok, médica tem licença para trabalhar revogada

Médica norte-americana teria negligenciado pacientes, de modo que alguns deles sofreram complicações graves

Giovanna Gomes Publicado em 14/07/2023, às 10h58

Katharine Grawe, uma médica norte-americana conhecida como Dra. Roxy nas redes sociais, teve sua licença para trabalhar revogada em Ohio, nos Estados Unidos, devido à transmissão ao vivo de cirurgias que realizava em seu perfil no TikTok.

Ela, que é cirurgiã plástica, foi acusada de negligência pelo Conselho de Medicina de Ohio por transmitir partes de procedimentos cirúrgicos ao vivo, colocando em risco a segurança dos pacientes. As informações são da agência CBS Austin.

Complicações graves

Segundo o portal de notícias UOL, ao menos três pacientes teriam enfrentado complicações graves após serem operados pela Dra. Roxy.

Em um dos casos, uma mulher teve o intestino perfurado durante um procedimento que foi parcialmente transmitido pela médica no TikTok. Essa paciente, cuja identidade não foi revelada, foi diagnosticada com infecção bacteriana no abdômen e chegou a sofrer perda de função cerebral.

Antes de ter sua licença revogada, Katharine Grawe já havia recebido advertências por comportamento antiético relacionado à privacidade dos pacientes em 2018. Em novembro de 2022, ela foi notificada novamente pelo Conselho local. Por fim, a permissão para exercer a medicina foi permanentemente suspensa na última quarta-feira, 12.

O que diz Grawe

Em sua defesa, a Dra. Katharine Grawe afirmou que tinha a intenção de "educar e ensinar" seus seguidores. Ela também se comprometeu a "nunca mais transmitir cirurgias ao vivo". No entanto, o Conselho optou por penalizá-la.

A procuradora Melinda Ryan Snyder rejeitou a justificativa da médica, afirmando que não via fins educativos nas transmissões ao vivo. Ela afirmou: "O uso da mídia social pela Dra. Grawe afetou o atendimento de seus pacientes. Isso é um fato. Não há razão para filmar várias cirurgias para fins educacionais."

notícias transmissão TIKTOK médica cirurgias licença

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro