Imagem de divulgação da série 'ARA San Juan: O Submarino que Desapareceu' - Divulgação/Netflix
ARA San Juan

ARA San Juan: Série da Netflix retrata história de submarino que sumiu

Nova série documental da Netflix retrata a história do submarino ARA San Juan, que desapareceu em 2017 e teve um trágico desfecho

Thiago Lincolins Publicado em 11/03/2024, às 15h18 - Atualizado em 12/03/2024, às 19h27

O dia 15 de novembro de 2017 foi marcado por uma tragédia. O ARA San Juan, submarino naval da Argentina, desapareceu dos radares com 44 membros da tripulação. Naquele momento, o país parou para acompanhar as buscas e o desespero dos familiares por informações. 

Este é o episódio histórico que inspirou a nova série documental 'ARA San Juan: O Submarino que Desapareceu'. Exclusiva da plataforma de streaming Netflix, a produção conta com oito episódios de aproximadamente 30 minutos. 

O submarino em questão desapareceu com 44 tripulantes enquanto participava de exercícios militares na base de Ushuaia, localizada na Patagônia. Ele deveria retornar à Mar Del Plata no mesmo dia, o que não aconteceu.

Desaparecimento

Em 15 de novembro de 2017, o submarino ARA San Juan participou de exercícios militares na basa de Ushuaia, na Patagônia. No mesmo dia estava programado para ele retornar à Mar Del Plata. Entretanto, sumiu dos radares.

As buscas pelo submarino, que tomaram as manchetes, chegaram ao fim aproximadamente 48 horas após o último contato feito pelo capitão. Entretanto, o avanço das investigações não era animador.

Com o fim do prazo, a Marinha da Argentina informou, no dia 23 de novembro daquele ano, que dados obtidos por estações hidroacústicas registraram algo semelhante a uma explosão, horas depois do último contato feito.

Infelizmente, os 44 tripulantes faleceram quase que de imediato após à implosão do submarino, que se encontra a 907 metros de profundidade no Oceano Atlântico atualmente. Desde então, os familiares se deparam com dúvidas: O que realmente aconteceu naquele dia? 

Essa e outras respostas podem ser encontradas na nova série da Netflix, que mostra do início ao fim da operação de resgate. 

"Entre erros judiciais e turbulência política, esta série documental acompanha as buscas por um submarino desaparecido que acabaram revelando muito mais do que se poderia imaginar", destaca a sinopse da plataforma de streaming.

Todos os oito episódios de 'ARA San Juan: O Submarino que Desapareceu' já podem ser conferidos no catálogo da Netflix.

erros netflix série desaparecimento acidente submarino sumiço Streaming implosão ARA San Juan

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro