Armas utilizadas para caça - Divulgação/Matthias Vogel, Jens Lehmann, Dirk Leder
Armas de caça

Armas de caça mais antigas datam de 300 mil anos atrás

Estudo sobre os instrumentos de caça mais antigos foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences no início desta semana

Giovanna Gomes Publicado em 04/04/2024, às 14h59

Uma equipe de cientistas do Escritório Estadual de Patrimônio Cultural da Baixa Saxônia (NLD) e das universidades de Reading e Göttingen conduziu a primeira análise das armas de caça completas mais antigas conhecidas pela humanidade.

Utilizando-se de novas técnicas de imagem, como microscopia 3D e microscopia de tomografia computadorizada (micro-CT), os pesquisadores conduziram um estudo publicado na última segunda-feira, 1, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

A descoberta

No ano de 1994, durante escavações arqueológicas em Schöningen, na Alemanha, foram descobertos 187 artefatos de madeira, datados de cerca de 300 mil anos. Agora, os arqueólogos concluíram que esses artefatos eram armas utilizadas por caçadores pré-Homo sapiens, que afiavam pontas quebradas de lanças e bastões de arremesso.

Entre as ferramentas encontram-se pelo menos 10 lanças e sete bastões de caça, além de 35 peças de madeira pontiagudas e arredondadas recentemente reconhecidas, provavelmente utilizadas em atividades domésticas.

Segundo o portal Galileu, o estudo destaca que essas armas de madeira evidenciam a complexidade tecnológica do comportamento e da evolução humana.

Annemieke Milks, da Universidade de Reading, comentou: "O que nos surpreendeu foi o alto número de fragmentos de ponta e eixo provenientes de lanças e bastões de arremesso, que não foram publicados anteriormente. As ferramentas de madeira foram fabricadas com tanta habilidade, uma revelação para nós".

A fonte explica que os hominídeos utilizavam a madeira como matéria-prima e desenvolviam diversas técnicas para transformá-la em armas de caça e ferramentas domésticas, como amaciar e suavizar peles de animais. O período das ferramentas coincide com o final do interglacial quente.

+ Confira aqui o estudo completo.

arqueologia pesquisa caça armas de caça mais antigas

Leia também

França: Após decretar estado de emergência, TikTok é proibido na Nova Caledônia


Gêmeos siameses ultra-raros passaram por cirurgia


Grupo de orcas volta a afundar iate no Estreito de Gibraltar


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Primeiro quadro oficial de Charles III vira piada entre internautas: 'Que susto'


Por apoio a companhias israelenses, cantora irlandesa denuncia Bono