Arqueólogos estudam terreno da casa de shows Red Lion - Divulgação/ University College London
Arqueologia

Arqueólogos descobrem localização do primeiro teatro de Londres

Após 500 anos, especialistas finalmente identificaram onde ficava a antiga casa de shows do período elisabetano

Vanessa Centamori Publicado em 10/06/2020, às 10h16

A lendária casa de espetáculos Red Lion, considerada a primeira de Londres, foi finalmente localizada na cidade da Inglaterra. Por anos a fio, arqueólogos tentaram encontrar a sua localização, mas somente recentemente o antigo teatro foi identificado. 

As escavações começaram em janeiro de 2019, quando foi encontrada uma estrutura retangular composta por 144 madeiras. A propensão tinha espécies de espaços para vigia, que poderiam ter sido andaimes ou assentos. 

Quando os especialistas perceberam o verdadeiro significado do achado, eles acolheram a descoberta com empolgação. “Começamos a encontrar madeiras e depois descobrimos toda essa estrutura. Foi muito emocionante", recordou à BBC o arqueólogo líder do estudo, Stephen White, do Instituto de Arqueologia da University College London.

"Depois de quase 500 anos, os restos do teatro Red Lion, que marcou o início do teatro elisabetano, puderam finalmente ser encontrados", completou o especialista. Ainda segundo ele, a casa de shows estava no bairro de Whitechapel. 

Edifícios dos séculos 15 e 16 também foram encontrados no canto nordeste do local. O antigo teatro, no entanto, foi a descoberta mais importante — suas ruínas tinham até resquícios de adegas, além de alguns copos, garrafas e canecas. 

Caneca de taberna do final do século 17, que foi encontrada nas ruínas do Red Lion / Crédito: Divulgação/ University College London

 

O Red Lion foi construído por volta de 1567, pelo comerciante John Brayne. O teatro foi inaugurado nesse mesmo ano, mas até hoje quase nada se sabe sobre os atores ou as peças que foram apresentadas no local durante a Era Tudor.

No entanto, é provável que muitas das peças executadas tenham sido de natureza bíblica. Acredita-se que somente mais tarde naquela região surgiram peças com histórias seculares, como as do dramaturgo William Shakespeare

Inglaterra descoberta arqueologia notícia teatro Elizabeth cara de espetáculo

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada