Restos do assentamento maia encontrado no México - Divulgação/Instituto Nacional de Antropologia e História
Arqueologia

Arqueólogos descobrem, no México, cidade maia do período pós-clássico

Até o momento, os especialistas já encontraram cerca de 80 estruturas como muros e casas que cercam o assentamento

Nicoli Raveli e Fabio Previdelli Publicado em 29/04/2020, às 14h00

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) confirmaram a existência de um assentamento pré-hispânico Maia, localizado entre a selva e os manguezais em Mahahual, no sul do estado de Quintana Roo.

Segundo os especialistas, o sítio — datado da era pós-clássica, entre 1.200 d.C ao século 16 — abrigava, em média, 80 estruturas e plataformas de calcário construídas pela civilização.

Entre elas, os arqueólogos encontraram uma espécie de poço natural que era utilizado para reservar água. Acredita-se que o assentamento foi habitado por plebeus maias que dedicaram seu tempo à pesca e à agricultura.

Arqueólogos encontram assentamento pós-hispânico Maia / Crédito: Divulgação

 

No entanto, o arqueólogo Fernando Cortés de Brasdefer, um dos membros do Instituto, disse que a equipe do INAH continuará com a exploração para tentar encontrar alguma evidência de que o espaço também foi ocupado pela elite, ou se até mesmo algum tipo de ritual religioso foi realizado por lá.

Todavia, os estudos mostram que os maias que habitaram o assentamento não permaneceram por muito tempo, já que não foram encontradas ferramentas de ossos e pedras, muito menos manufaturas de cerâmica.

“Sabemos pouco sobre o modo de vida daqueles que habitavam essa região; no entanto, esta pesquisa revela que eles poderiam ter sido agricultores que suplementaram sua dieta com a pesca. Além disso, o acesso direto ao mar lhes daria vantagens em trocar produtos comerciais com outras cidades costeiras e do interior”, concluiu Cortés.

Mais informações sobre o assentamento foram disponibilizadas em nota divulgada no site do Instituto Nacional de Antropologia e História.

México arqueologia maias Pré-Hispânico Assentamento Pós-clássico

Leia também

Antigo ambiente similar com a Terra em Marte é descoberto a partir de novos achados


Justiça manda soltar mulher que levou idoso morto ao banco para retirar empréstimo


40 anos depois, Drew Barrymore relembra infância no set de E.T. em novo vídeo


Ator de ‘Harry Potter’ opina sobre falas polêmicas de J.K. Rowling: ‘Me entristece’


Serial killer que matava mulheres pode deixar prisão no Canadá


Estátua grega de 2 mil anos pode retornar à Itália após décadas