Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Cerâmicas de 7 mil anos mostram que britânicos foram pioneiros na pecuária leiteira

Analisadas por estudiosos da Universidade de York, as peças datam do período Neolítico e ajudam a compreender a alimentação da população da época

Pamela Malva Publicado em 27/04/2020, às 12h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas das cerâmicas analisadas pelos cientistas da universidade - Divulgação/Annabelle Cocollos
Algumas das cerâmicas analisadas pelos cientistas da universidade - Divulgação/Annabelle Cocollos

A fim de compreender melhor os hábitos alimentares das civilizações Neolíticas da Europa, cientistas da Universidade de York analisaram diversas cerâmicas da época. O estudo internacional foi publicado na revista Nature Communications.

Para a pesquisa, os estudiosos analisaram restos orgânicos deixados em peças de cerâmica que remontam há mais de 7 mil anos. Os diversos artefatos foram encontrados em 24 locais do Neolítico Primitivo espalhados por toda a Europa.

De acordo com os resultados encontrados pelos pesquisadores, os britânicos antigos foram os primeiros agricultores a criar vacas. Estabelecidos ao longo da costa atlântica da Europa, segundo a pesquisa, esses indivíduos foram pioneiros na pecuária leiteira.

Imagem meramente ilustrativa de vacas em campo / Crédito: Divulgação/Pixabay 

Os resultados mostraram que 80% das cerâmicas encontradas na área que hoje são a Grã-bretanha e a Irlanda continham produtos lácteos. Ao mesmo tempo, os artefatos descobertos em Portugal e na Espanha apresentavam restos orgânicos de ovelhas e uma quantidade bem menor de leite.

Dessa forma, segundo os cientistas, é possível teorizar que os agricultores neolíticos do norte sentiam a necessidade dos benefícios nutricionais do leite. Com o alimento, eles tinham o suficiente para sobreviver aos climas mais severos da região. 

O mais surpreendente, no entanto, foi a descoberta de poucas evidências de alimentos marinhos nas cerâmicas, apesar da proximidade da costa do Atlântico. Isso indica que essas sociedades preferiam o leite, mesmo com a facilidade para pescar.