Corredor que dá acesso as celas - Divulgação / Inrap
Arqueologia

Arqueólogos desvendam estruturas de antigo campo de prisioneiros na Guiana

Durante a pesquisa, os especialistas conseguiram revelar peculiaridades sobre a prisão

Penélope Coelho Publicado em 09/07/2020, às 12h24

Pesquisadores do Inrap, Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva, dedicaram sua atenção para a o desenvolvimento de uma expedição sem precedentes no campo de reclusão da prisão de do Île Saint-Joseph, na Guiana — o local faz parte das três Ilhas da Salvação.

A localidade serviu inicialmente como um grande ponto de parada do comércio marítimo da Europa. E depois, a região foi usada por Napoleão Bonaparte como uma prisão para seus inimigos de guerra. Sabe-se que as condições do presídio não eram as melhores, os prisioneiros eram inseridos em solitárias.

Vista geral de uma das calhas encontradas / Crédito: Divulgação / Inrap

 

Descobertas

Durante as novas pesquisas pela ilha, os arqueólogos exploraram áreas ainda pouco conhecidas da prisão. Os pesquisadores documentaram as estruturas do local, a principal descoberta revelou como funcionava o manejo da água nessa área.

De acordo com a pesquisa, existiam estruturas na prisão que deixaram claro a construção de sarjetas criadas para direcionar a água suja para longe, além de poços artesanais construídos com tijolos para armazenar a água da chuva.

Vestígio de elementros construídos com  tijolos  na região / Crédito: Divulgação / Inrap

 

Além disso, foi descoberta a existência de uma escada que levava para uma espécie de terraço. Para os especialistas o local funcionava como um jardim, já que no local possivelmente eram plantados verduras e legumes para suprir a alimentação da prisão.

Apesar da grande descoberta, os pesquisadores não conseguiram levar objetos encontrados na expedição para uma análise mais complexa, por questões de segurança e higiene. Foram levados com eles somente artefatos pequenos como, por exemplo, dobradiças de porta.

descoberta arqueologia prisão ilhas Guiana Francesa

Leia também

20 soldados de Camboja morrem após explosão de munições devido ao calor


Livro de 1823 furtado no Pará é recuperado em Londres pela Polícia Federal


Kate Middleton compartilha foto da princesa Charlotte em seu aniversário


Arábia Saudita: Mulher de 29 anos é presa após publicar conteúdo feminista


Revogação de lei antiaborto de 1864 é aprovada pelo Senado do Arizona, nos EUA


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada