Imagem ilustrativa de uma chuva de ferro - Divulgação/Eso/M.Kornmesser
Astronomia

Astrônomos descobrem chuva de ferro em planeta descoberto pelo Reino Unido

Segundo o cientista responsável pela pesquisa, o fenômeno ocorre por conta de temperaturas bizarras que chegam a 2.400ºC

Daniela Bazi Publicado em 13/03/2020, às 08h00

Uma equipe de astrônomos, liderados pelo Dr. David Ehrenreich publicaram essa semana na revista Nature a descoberta de uma chuva de ferro que acontece no planeta Wasp-76b, descoberto há quatro anos pelo Reino Unido.

O fenômeno acontece devido à temperatura elevada do globo, que ultrapassa os 2.400ºC, tornando capaz que metais sejam vaporizados. Durante a noite, se torna 1.000 graus mais frio, sendo o suficiente para que a substância metálica seja condensada e ocorra a chuva.

"Imagine que, em vez de uma garoa de gotas de água, você tem gotas de ferro caindo", contou Ehrenreich à BBC. Os cientistas conseguiram identificar o fato através da utilização de um novo instrumento chamado Espresso, que fica no Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, localizado no Chile.

"O que supomos é que o ferro esteja condensando na cabeceira da noite, que, embora ainda quente a 1.400C, seja frio o suficiente para que o ferro possa condensar como nuvens, como chuva, possivelmente como gotículas. Elas podem cair nas camadas mais profundas do atmosfera que não podemos acessar com o nosso instrumento ", explicou o doutor responsável pela descoberta.

descoberta Espaço notícia planeta chuva de ferro

Leia também

Putin orgena exercícios militares com armas nucleares a suas tropas


Imagens da superfície do Sol são registradas por sonda


A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico