Kim Jong-un - Getty Images
Pentágono

Possível ataque nuclear da Coreia do Norte significaria fim do regime, alerta Pentágono

"Não há cenário, em que o regime de Kim possa usar armas nucleares e sobreviver", disse o Pentágono

Redação Publicado em 27/10/2022, às 16h08

Em sua nova Estratégia Nuclear divulgada nesta quinta-feira, 27, junto com a Estratégia de Defesa, o Pentágono alertou que um possível ataque nuclear realizado pela Coreia do Norte contra os interesses norte-americanos significaria o "fim" do regime de Kim Jong Un.

"Qualquer ataque nuclear da Coreia do Norte contra os Estados Unidos, ou seus aliados e parceiros, é inaceitável e levaria ao fim desse regime. Não há cenário, em que o regime de Kim possa usar armas nucleares e sobreviver", escreveu o Departamento da Defesa dos EUA no documento, conforme informou a agência de notícias AFP.

De acordo com a fonte, as autoridades dos Estados Unidos declararam que suas armas nucleares são destinadas a dissuadir "todas as formas de ataque estratégico".

"Isso inclui o emprego nuclear em qualquer escala e inclui ataques de alto impacto de natureza estratégica, usando meios não nucleares", ressaltou um funcionário do Pentágono à imprensa.

Guerra russo-ucraniana

A abordagem tem o objetivo de "complicar a tomada de decisões" do adversário, em meio a um cenário em que a Rússia acusa a Ucrânia de se preparar para utilizar uma "bomba suja".

"A Rússia lançou sua agressão contra a Ucrânia sob ameaça nuclear, com declarações irresponsáveis, exercícios nucleares em datas irregulares e mentiras sobre o potencial uso de armas de destruição em massa", diz o documento.

O órgão também apontou que China tem se esforçado para ampliar e modernizar suas forças nucleares, dizendo que Pequim "talvez queira possuir pelo menos 1.000 ogivas nucleares até o final da década".

Coreia do norte China Rússia EUA notícias Ucrânia regime fim Pentágono

Leia também

Donald Trump abusa de esposa em novo filme sobre sua vida, exibido em Cannes


Cabeça de estátua da deusa da saúde com mais de 2 mil anos é encontrada na Turquia


Neta de Elvis Presley aponta fraude em tentativa de venda de Graceland em leilão


Coreia do Sul: População processa governo devido às mudanças climáticas


Bebê Rena: Jornalista aponta ‘problema’ da série e levanta dúvida em prisão de Martha


Casal Nardoni busca revisão de sentença por morte de Isabella