Donald Trump, ex-presidente americano - Wikimedia Commons
Estados Unidos

Audiência para segundo processo de impeachment de Trump tem início hoje (9)

O ex-presidente dos Estados Unidos enfrenta acusações de incitação à violência pela invasão de seus apoiadores ao Capitólio

Redação Publicado em 09/02/2021, às 09h21

De acordo com informações da agência de notícias RFI publicadas pelo UOL, o Senado norte-americano inicia as audiências do segundo impeachment de Donald Trump, nesta terça-feira, 9.

O ex-presidente dos Estados Unidos é o primeiro que, por duas vezes, foi condenado pela Câmara. Sabe-se que atualmente, o político é acusado de ter incitado à violência no episódio em que apoiadores de seu governo invadiram o prédio do Capitólio, em Washington, no dia 6 de janeiro.

No ano passado, enquanto ainda era presidente, Trump passou pelo primeiro processo de impeachment, na ocasião, o homem foi condenado pela Câmara por obstrução ao Congresso e abuso de poder. Contudo, as acusações não foram aceitas pelo Senado e o republicano foi inocentado.

Dessa vez, já longe de seu antigo cargo, os direitos políticos do norte-americano podem ser retirados, caso o empresário seja condenado pelo Senado, sendo assim, ele estaria impedido de se candidatar futuramente.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research, 66% dos norte-americanos acreditam que Trump tenha sido responsável pelas invasões ao Capitólio, mas, somente 47% da população aprova uma condenação em seu segundo processo de impeachment.

No atual momento de profunda divisão política, especialistas acreditam que o julgamento abre portas para que o acontecimento violento — que deixou cinco pessoas mortas em janeiro deste ano — tenha um fim. Mas, também reiteram que o segundo processo pode gerar ainda mais desunião entre a população dos EUA.

Sobre Donald Trump

Donald Trump nasceu e cresceu no Queens, entre seus quatro irmãos. Seu pai, Fred, é descendente de imigrantes alemães, enquanto sua mãe, Mary Anne, migrou da Escócia em 1930. Na faculdade, recebeu o diploma de bacharelado em economia, pela Wharton University of Pennsylvania, em 1968.

Aos 25 anos, recebeu a empresa de imóveis e construção de seu pai. À frente da Trump Organization, Donald recebeu o título de magnata. Em 2015, anunciou sua nomeação para a presidência dos EUA pelo Partido Republicano.

Durante sua campanha, Trump usou de discursos de cunho populista e anti-imigração, sempre lembrando seu lema: “Make America great again”. Em 2016, o republicano derrotou a democrata Hillary Clinton e se tornou o 45º Presidente dos Estados Unidos. Aos 70 anos, ele foi a pessoa mais velha a assumir o cargo.

Estados Unidos Donald Trump notícias Impeachment senado processo

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência