Fotografia meramente ilustrativa de um monomotor Pilatus PC-12 - Domínio Público/ Forças Armadas dos EUA
Acidente aéreo

Avião que caiu nos Estados Unidos teria se partido ainda no ar, especula investigação

O acidente, que envolveu uma aeronave pequena, gerou a morte de cinco pessoas

Ingredi Brunato Publicado em 28/02/2023, às 11h42

Na última sexta-feira, 24, um avião monomotor de modelo Pilatus PC-12 que funcionava como ambulância aérea caiu no estado norte-americano de Nevada enquanto transportava um paciente para o hospital mais próximo. 

O desastre resultou na morte de todos os cinco tripulantes da aeronave, isso é, piloto, paramédico, enfermeira, o paciente em si (cujo problema de saúde não foi divulgado) e um membro de sua família. 

Segundo informações repercutidas pela revista People, o acidente aéreo ocorreu durante um dia de tempestade, em que ventava muito e a visibilidade era baixa.

O local da queda, por sua vez, surpreendeu as autoridades devido ao espaçamento que os destroços do avião possuem entre si — alguns estariam separados por uma distância de até 1,2 quilômetros. 

Quebra-cabeça 

O Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA (NTSP, na sigla em inglês) está atualmente investigando o caso para entender exatamente o que levou à queda do monomotor. 

Isso é como um quebra-cabeça tridimensional. É mais difícil quando você não tem todas as peças em um só lugar", afirmou Bruce Landsberg, o vice-presidente da NTSB, durante uma coletiva de imprensa a respeito do acidente. 

Ainda conforme repercutido pela People, os investigadores da agência governamental acreditam que o avião pode ter se partido enquanto ainda estava no ar, uma teoria que explicaria a disposição incomum de seus destroços. 

Estados Unidos queda avião partido desastre investigação Acidente aéreo ambulância aérea

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental