Barata gigante encontrada em arquipélago nas ilhas Lord Howe, na Austrália - Divulgação/Universidade de Sydney/Departamento Australiano de Planejamento e Meio Ambiente.
Barata gigante

Barata gigante considerada extinta é encontrada em ilha na Austrália

Pesquisadores encontraram uma família de baratas gigantes em uma ilha australiana

Redação Publicado em 10/10/2022, às 12h40 - Atualizado em 16/10/2022, às 21h00

Ao decorrer de uma expedição em um arquipélago nas ilhas Lord Howe, na Austrália, um grupo de pesquisadores da Universidade de Sydney descobriu uma família de baratas gigantes, com o nome científico de Panesthia lata que, até então, eram apontadas como extintas.

Segundo o UOL, o animal, que não era encontrado há mais de 80 anos, se alimenta por meio de madeira e tem uma função muito importante na "engenharia de ecossistema" da ilha na Austrália.

Os pesquisadores julgavam que a espécie havia sido extinta após levarem ratos à ilha em 1918.

Pesquisas

De acordo com Nathan Lo, professor que comanda o grupo de pesquisadores da Universidade de Sydney, o plano da retirada dos ratos na ilha em 2019, fez com que ainda haja baratas no local. A equipe estuda a possibilidade de criar uma população da espécie ao redor das ilhas externas de Lord Howe.

O professor disse que a ideia principal era de procurar as baratas na Ilha Blackburn porém, devido ao tempo, os pesquisadores "foram forçados a ficar em Lord Howe". Ainda segundo informações da fonte, o estudante que localizou a família de baratas gigantes, Maxim Adams, contou que na hora não acreditou ter encontrado a rara espécie.

Estávamos fazendo um breve levantamento de Lord Howe basicamente para confirmar sua extinção e na primeira rocha que olhamos lá estava. Foi realmente inacreditável."

O presidente do concelho de Lord Howe Island, Atticus Fleming, classificou a pesquisa como impressionante e ressaltou como a ilha é um local "espetacular", em virtude de ser "mais antiga que as Ilhas Galápagos e abriga 1.600 espécies de invertebrados nativos, metade dos quais não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo".

Baratas gigantes

O professor contou que a barata tem uma função muito importante no ecossistema, pois "eles são recicladores de nutrientes incrivelmente importantes, engenheiros de ecossistemas e como fonte de alimento para outras espécies".

Lo declarou que eles planejam estudar a região para entenderem melhor sobre a genética da barata e como conseguiram sobreviver.

ciência notícias Austrália ilha descobertas pesquisadores barata gigante

Leia também

Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência


Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA