Fotografia de besouro da espécie Aleochara leivasorum - Divulgação/ Ana Paula Buss/DBD/UFPR
Ciência

Besouros podem ajudar a resolver crimes?

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) chegaram à surpreendente conclusão após estudar os insetos; entenda o motivo!

Redação Publicado em 24/02/2024, às 12h42

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) chegaram a uma incrível descoberta recentemente: segundo eles, existem alguns besouros que podem ser utilizados pela polícia durante investigações de assassinato

Os besouros das espécies Aleochara capitinigra e Aleochara leivasorum são parasitas de moscas de hábitos necrófagos — isso é, que se alimentam de animais mortos. Por esse motivo, é possível usar a análise desses insetos para extrair mais pistas durante o exame de um cadáver. 

Potencial 

Conforme repercutido pelo G1, os pesquisadores brasileiros afirmam ser possível, dependendo do caso, descobrir a quanto tempo a pessoa foi morta, qual a sua causa de morte e até mesmo se o seu corpo foi transportado entre uma localização e outra. 

Esse tipo de técnica, que coleta amostras dos insetos presentes em um cadáver a fim de solucionar seu assassinato, é repleta de potencialidades interessantes, podendo inclusive servir para aumentar a eficácia da ciência forense. 

notícias Crimes pesquisadores besouros UFPR

Leia também

Planos de motociclistas para assassinar Mick Jagger são revelados em série


Operação da PF retira 2 mil armas de aeroporto alagado no Rio Grande do Sul


Nostradamus previu enchentes para 2024: "Haverá grandes inundações que serão vistas"


Segundo estudo, mudança climática tornou chuvas no RS mais intensas


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alabama marca execução com gás nitrogênio de condenado que sobreviveu à execução