A bilionária Elizabeth Holmes - Getty Images
Bilionária

Bilionária mais jovem do mundo pode ser condenada a até 20 anos de prisão

A bilionária Elizabeth Holmes, ex-CEO da Theranos, chegou a ser conhecida como “o próximo Steve Jobs”

Redação Publicado em 11/07/2022, às 13h18

A bilionária mais jovem do mundo, Elizabeth Holmes, poderá ser sentenciada a até 20 anos de prisão após ser condenada por fraude de investidores — em um julgamento que foi anulado após ela pagar uma fiança de US$ 500 mil para responder em liberdade.

Na última quinta-feira, o ex-namorado da executiva da Theranos, Ramesh "Sunny" Balwani, que também era um dos principais colaboradores da companhia, foi condenado por fraude de investidores e pacientes da empresa e deve ser sentenciado até o final do ano.

Enquanto isso, Holmes recebeu as mesmas acusações; ela foi considerada culpada em quatro relacionadas a fraude de investidores — três de fraude eletrônica e uma de conspiração para fraude eletrônica — e foi inocentada em quatro sobre fraude de pacientes — sob as mesmas alegações.

O julgamento aconteceu em 3 de janeiro deste ano e chegou a ser anulado. A empresária pôde pagar pela fiança e responder às acusações em liberdade. O veredito do processo deve ser divulgado até setembro.

Segundo o portal Yahoo!, Holmes pode ser condenada a até 20 anos de prisão caso seja considerada culpada das acusações. Ela também deverá pagar uma multa de US$ 250 mil, mais restituição, para cada alegação de fraude eletrônica e de conspiração.

Promessa da tecnologia

A executiva já chegou a ser considerada como “o próximo Steve Jobs” pelo Vale do Silício e era uma promessa da biotecnologia, apontada pela Forbes como a “bilionária mais jovem do mundo” aos 37 anos.

Sua empresa, a Theranos, prometia ter desenvolvido um sensor que captava alterações no sangue por meio de uma simples gota. No entanto, depois das investigações, a companhia perdeu investidores.

História prisão notícia Theranos Elizabeth Holmes bilionária executiva Vale do Silício

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada